quinta-feira, 26 de abril de 2012

Menos impostos para investir em saneamento básico


Companhias estaduais de saneamento estão pleiteando a isenção do PIS/Cofins para aumentar investimentos em saneamento no país. O assunto foi tema de reunião em Brasília, na tarde dessa quarta-feira (25), entre o ministro das Cidades, Aguinaldo Ribeiro, e o presidente da Compesa e vice-presidente da Aesbe (Associação das Empresas de Saneamento Básico Estaduais), Roberto Tavares. O objetivo da proposta é utilizar os recursos exclusivamente na ampliação dos serviços de abastecimento de água e de esgotamento sanitário. Durante o encontro, foi apresentado também um conjunto de propostas para o avanço do setor de saneamento no país.

Para se ter uma ideia do volume financeiro gasto pelas companhias de saneamento, cerca de R$ 2 bilhões/ano são desembolsados pelas companhias de água e esgoto com o pagamento do PIS/Cofins. “Esse dinheiro que é gasto com esses dois tributos, caso sejam redirecionados, pode se constituir numa fonte direta de investimento para as Companhias, agilizando o atendimento à população”, explicou Roberto Tavares.

O ministro Aguinaldo Ribeiro, por sua vez, disse que esse assunto entra na pauta das discussões técnicas entre as equipes do Ministério das Cidades e que pretende se posicionar a respeito. “A ideia da Aesbe é muito boa e a vemos com bons olhos, especialmente pela imediata repercussão que ela trará na área da saúde, por exemplo, o que impactará diretamente no IDH de muitos municípios brasileiros”, afirmou o ministro.

Imprensa Compesa