terça-feira, 24 de abril de 2012

Google homenageia inventor do zíper

O Google costuma homenagear personalidades e datas comemorativas em sua página inicial, e desta vez a novidade é a homenagem à Gideon Sundback. Quem abriu então a página inicial do Google no dia 24/04/2012 se deparou com um zíper enorme dividindo o logotipo do buscador, aguçando a curiosidade de quem olha a página. Ao passar o mouse e abrir o zíper o internauta pode ver um belo trabalho da parte gráfica do Google, que dividiu a caixa de busca no meio, levando o usuário a uma pesquisa por Gideon Sundback.



O engenheiro Gideon Sundback é homenageado através da imagem de um zíper, por que ele foi o responsável pela evolução do mesmo, que é conhecido também como fecho-ecler aqui no Brasil. Foi em 1914 que Sundback surpreendeu a todos com a sua versão do zíper, que até então apresentava fragilidade e abria-se facilmente, o engenheiro apresentou ao mundo uma versão bem mais resistente e que não abria com facilidade, trazendo assim uma grande evolução para a moda da época, sendo usado até hoje.
O sistema de encaixe desenvolvido por Gideon Sundback se mostrou muito eficiente, abrindo o feche em formato de Y, e fechando de forma segura, uma verdadeira evolução tecnológica para a sua época. Veja abaixo o desenho do sistema desenvolvido pelo engenheiro que neste 24 de abril ganhou um Google Doodle  em sua homenagem.
Apesar do desenho ser antigo, a primeira versão criado por Sundback é usada até hoje em calças jeans, shorts, sapatos, blusas, bolsas e demais artigos da moda. A primeira vez que a invenção foi chamada de zíper (zipper em inglês) aconteceu somente em 1923, quando um fabricante de botas resolveu usar o feche-ecler inovador em seus produtos, que foi daí então usado também por milhões de acessórios em todo o mundo.
Portal Baiano na Rede