quarta-feira, 18 de abril de 2012

Cipoma apreende armas e registra crime ambiental em Canhotinho

Uma ação conjunta de policiais militares da Companhia Independente de Policiamento do Meio Ambiente (Cipoma) e do 9° Batalhão resultou em um flagrante de crime ambiental, que estava sendo realizado em uma fazenda existente no Povoado de Paquevira no município de Canhotinho, localizado no Agreste do Estado.

            A operação aconteceu na tarde de ontem (17), sendo autuados o proprietário do local além de sete funcionários. Os PMs flagraram a retirada de madeiras da Mata Atlântica e ainda apreenderam com eles 11 foices e três machados, sendo que o corte da mata ocorria sem a devida permissão do órgão ambiental, segundo o coordenador da operação, capitão Lúcio Flávio.

            “Este flagrante trata-se de mais uma ação Educativa Ambiental, enérgica e eficaz da PM, com a finalidade de educar e ensinar a lei Ambiental a diversos moradores daquela localidade, onde pautados na lei Nº 9605/98 foi orientado que é expressamente proibida a destruição ou danificação de vegetação primária ou secundária, em estágio avançado ou médio de regeneração do bioma Mata Atlântica”, disse o oficial.

            Na fazenda ainda foram constatados sinais de grandes queimadas feitas com fins de utilizar a área para o pasto. O proprietário e seus funcionários foram conduzidos à delegacia da Polícia Civil de Garanhuns, onde todos foram autuados, devendo ainda o proprietário pagar multas por crimes ambientais específicos.

            A comandante da Cipoma, major Érica Melcop, orienta ainda que denúncias sobre crimes ambientais em geral podem ser formalizadas pelos telefones da unidade, sendo 3181-1700 e 3181-1701, onde todas serão devidamente verificadas e atendidas, de acordo com os rigores da lei.

            ARMAS - Ainda no município de Paquevira, após ações de abordagens o Grupo de Ações Táticas Itinerantes (GATI) conseguiu apreender 10 armas de fogo, sendo cinco espingardas calibre 32; uma do calibre 20 e outra do calibre 28; além de três garruchas dos calibres 38, 32 e 22, respectivamente. O armamento foi entregue à Polícia Civil, que investigará o caso.

Polícia Militar de Pernambuco
Imagens: Cipoma/PMPE