quinta-feira, 29 de março de 2012

McDonald's vai apagar as luzes na Hora do Planeta.

Pelo quarto ano consecutivo, os restaurantes McDonald's participarão da Hora do Planeta, iniciativa mundial da WWF para chamar a atenção da sociedade para as mudanças climáticas. No dia 31 de março, das 20h30 às 21h30, todos os restaurantes da rede no Brasil desligarão seus luminosos externos, em apoio ao gesto que propõe a reflexão sobre o aquecimento global e suas consequências. 

A página da rede no Twitter também será “apagada” durante a Hora do Planeta 2011. A empresa ainda realizará uma campanha para incentivar os funcionários, fornecedores e franqueados a desligar as lâmpadas e os equipamentos elétricos em suas casas durante o evento.

“O McDonald’s é uma empresa comprometida em participar e disseminar ações de preservação do meio ambiente”, ressalta o Diretor de Comunicação da Arcos Dourados no Brasil, Hélio Muniz. A participação da rede na Hora do Planeta reforça o compromisso da empresa em cuidar do presente para garantir o futuro.


Fazendo a diferença

O McDonald’s dedica grande atenção aos projetos socioambientais e aos compromissos comunitários. O primeiro restaurante da América Latina, e uma das poucas construções no país a obter a certificação LEED (Leadership in Energy and Environmental Design), concedida pelo U.S. Green Building Council, é o McDonald’s localizado na Riviera de São Lourenço, em Bertioga/SP. No Brasil, entre outras iniciativas, é realizada a “Gincana Bom Vizinho”, um incentivo ao espírito solidário das equipes que desenvolvem ações em benefício do entorno dos restaurantes, e que só em 2011 chegou a quase 14 mil ações locais.

Outras duas iniciativas que merecem destaque são o Programa Biodiesel e o Projeto Natal. No Programa Biodiesel, os veículos da Martin-Brower que fazem a entrega de suprimentos para a rede McDonald's são abastecidos com biocombustível produzido a partir do óleo de cozinha recolhido dos próprios restaurantes. 

Já o Projeto Natal é uma ação pioneira por meio da qual a água condensada no sistema de ar condicionado é coletada e reutilizada na limpeza externa e irrigação de jardins. Além disso, a cultura dos 3R’s (Reduzir, Reutilizar e Reciclar) norteia as políticas de compras, a logística de distribuição e também a operação dos restaurantes, com iniciativas como redução de estoques e de materiais utilizados nas embalagens, coleta seletiva e reciclagem de papel.