quarta-feira, 21 de março de 2012

Estudantes do Mackenzie protestam contra ENEM

Estudantes da Universidade Presbiteriana Mackenzie faziam uma manifestação na Rua da Consolação, na região central de São Paulo, por volta das 11h40 desta quarta-feira (21). Segundo a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), três faixas do sentido bairro da via estavam interditadas na altura do número 890. O trânsito fluía apenas pela faixa exclusiva de ônibus, o que causava lentidão por aproximação.

Segundo Rodrigo Nahas, estudante de direito de 21 anos e um dos coordenadores do movimento, os estudantes são contra a determinação da instituição em implantar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) como vestibular. “O Enem não tem condições de ser utilizado por qualquer universidade de renome por causa do seu histórico negativo no país", disse. Segundo ele, o movimento estava pacífico no horário e não havia confronto com a polícia. O grupo deve ficar no local até por volta das 13h.

REAÇÃO - A professora Pilar Lacerda, que foi secretária de Educação Básica do MEC até o começo deste ano, criticou os alunos do Mackenzie que farão amanhã um apitaço contra o Enem. Em seu Twitter, ela publicou, no começo da noite: “Atenção alunos do Mackenzie: séc. XXI, já ouviram falar? Tem 12 anos q começou”.

Os estudantes não concordam com o novo formato do vestibular da instituição, no qual metade das vagas serão oferecidas somente a candidatos que participaram do Enem 2011. Os alunos atribuem à medida a “perda do valor do diploma”.




Com informações do Estadão e do Portal G1