sexta-feira, 23 de março de 2012

Chico Anysio morre e leva consigo centenas de personagens inesquecíveis... ='(

O humorista Chico Anysio morreu agora no início da tarde desta sexta-feira (23), no Rio de Janeiro, após sofrer duas paradas cardíacas. Segundo informações do Hospital Samaritano, os médicos tentaram reanimá-lo, mas não houve sucesso. O artista cearense, de 80 anos, foi internado no dia 22 de dezembro e não estava conseguindo se recuperar. Na noite desta quinta-feira, 22, o humorista voltou a piorar.

Chico estava debilitado após uma sequência de internações que se estendia desde o fim de 2010. Antes de sofrer com a complicação urinária, o comediante passou mais de três meses internado devido a uma infecção no pulmão.

Carreira - Nascido em Maranguape, região serrana do Ceará, Chico Anysio se mudou ainda cedo, aos oito anos de idade, com sua família para o Rio de Janeiro. Na década de 1950, o artista iniciou carreira como radialista e comentarista de futebol na Rádio Guanabara.

Chico começou a engatinhar como ator ainda na época cinquentista, quando passou a escrever roteiros e atuar em filmes da companhia Atlântida Cinematográfica, berço de diversos outros importantes ícones do cinema brasileiro, como Oscarito e Grante Otelo.

O comediante chegou às telinhas em 1957. Através dos programas “Noite de Gala” (1957) e “Só Tem Tantã” (1959), ambos da TV Rio, Chico Anysio logo chamou a atenção pelo seu humor nato. Tempos depois, ganhou seu próprio show televisivo, o Chico Total.

Magoado - Chico Anysio foi embora muito chateado com o que a Globo fez com ele, segundo pessoas próximas. Apesar de ele ser grato pelo fato de a Globo ter continuado pagando seu salário, o humorista nunca aceitou o fato de ter sido jogado para escanteio.

A primeira grande mágoa dele foi quando a ex-mandachuva da emissora, Marluce Dias da Silva, substituta de Boni, tirou ele do ar, alegando que queria inovar... E não dava espaço para ele voltar de jeito nenhum. Depois disso, a Globo apenas o encaixou no Zorra Total, o que era uma afronta à inteligência e ao talento de Chico.

Filhos - É pai do ator Lug de Paula, do casamento com a atriz e comediante Nancy Wanderley (e avô da atriz iniciante Luísa Perissé, filha do Lug com a atriz Heloísa Perisée); do também comediante Nizo Neto e do diretor de imagem Rico Rondelli, da união com a atriz e vedete Rose Rondelli; de André Lucas, filho adotivo; do DJ Cícero Chaves, da relação com a ex-frenética Regina Chaves; e do ator/escritor Bruno Mazzeo, do casamento com a ex modelo e atriz Alcione Mazzeo. Também teve mais dois filhos com a ex-ministra Zélia Cardoso de Mello, Rodrigo e Vitória, a única filha do sexo feminino. Com a empresária e novelista Malga Di Paula, sua atual mulher, não teve filhos.

É irmão da falecida atriz Lupe Gigliotti, com quem contracenou em vários trabalhos na televisão; do cineasta Zelito Viana; e do industrial, compositor e ex-produtor de rádio Elano de Paula. Também é tio do ator Marcos Palmeira, da atriz e diretora Cininha de Paula e é tio-avô da atriz Maria Maya, filha de Cininha com o ator e diretor Wolf Maya.

Personagens - Aqui está uma lista completa de personagens interpretados por Anysio e a última a ser interpretada foi Salomé, no humorístico Zorra Total, que sempre falava ao telefone com Dilma Rousseff.


Com informações do Jornal O Povo (CE) e da jornalista Fabíola Reipert (Portal R7)