sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Vai faltar água no Sistema Tapacurá por 48 horas

O Sistema Tapacurá será desativado por 48 horas na próxima terça-feira (28), a partir das 08h. A paralisação será necessária para permitir a realização de 28 intervenções no sistema, entre elas a instalação de válvulas e a realização de interligações em diferentes pontos do Recife, além de serviços de manutenção de rotina. Com a parada, o abastecimento de água será interrompido na cidade de Camaragibe e em bairros do Recife e de Jaboatão dos Guararapes. Em outras localidades, a distribuição de água seguirá um calendário especial de abastecimento durante o período da parada, que prossegue até as 8h da quinta-feira (01/03).

Além dos 28 serviços que serão executados durante esta paralisação, a Compesa está programando uma outra, ainda sem data definida, para complementar as intervenções no sistema que visam melhorar a distribuição de água nos bairros. “Preferimos dividir os serviços em duas fases para não deixar a população sem água por um período maior”, informou o superintendente de Controle Operacional, José Edson Almeida.

Na Estação de Tratamento de Água (ETA) Castelo Branco, no Curado, a Compesa irá instalar uma válvula de 800mm. O objetivo é melhorar as condições de operação do sistema, otimizando a manutenção das adutoras. "Com essa nova válvula, poderemos fazer intermitências no sistema, em casos emergenciais, sem prejudicar o abastecimento para grande parte da população", afirma o superintendente.


Ainda durante a paralisação do Sistema Tapacurá, a companhia irá realizar duas interligações. A primeira ocorrerá no cruzamento da Rua Araruna com a Avenida Carlos de Brito, no bairro do Engenho do Meio. Já a segunda interligação será realizada na BR-232, em frente a Gerdau, na travessia do metrô, no Curado. Segundo José Edson de Almeida, essas interligações servirão para melhorar a operacionalização das redes de abastecimento do Recife, otimizando assim as pressões.


Com a parada, o abastecimento será interrompido em toda a cidade de Camaragibe e nas seguintes áreas de Recife e Jaboatão: Coelhos, Coque, Santo Antônio, São José, Boa Vista, Graças, Espinheiro, Madalena, Mustardinha, Mangueira, Prado, Bongi, Torrões, Cordeiro, Jardim São Paulo, San Martin, Zumbi, Areias, Caxangá, Caçote, Barro, Engenho do Meio, Estância, Várzea, Iputinga, Detran, Brasilit, Monsenhor Fabrício, Coqueiral, Totó, Cidade Universitária, Cavaleiro, Curados I, II , III, IV e V, Sancho, Socorro, Sucupira, Jaboatão Velho e Pacheco.


Outras áreas, no entanto, terão um esquema de rodízio especial. São elas: Casa Forte, Aflitos, Jaqueira, Poço da Panela, Casa Amarela, Parnamirim, Santana, Monteiro, Alto do Mandu, Vasco da Gama, Apipucos, Macaxeira, Bomba do Hemetério, Tamarineira e Mangabeira. Todas essas localidades receberão água das 8h da terça (28) até as 8h da quarta (29).


E das 8h da quarta (29) às 8h da quinta (1º) receberão água as seguintes localidades: Cajueiro, Campina do Barreto, Fundão, Água Fria, Beberibe, Arruda, Ponto de Parada, Porto da Madeira, Hipódromo, Rosarinho, Torreão, Santo Amaro e Encruzilhada.

Imprensa Compesa

Para a realização de todos os serviços, estão sendo investidos R$ 300 mil. Mais informações pelo teleatendimento da Compesa: 0800 081 0195.