quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

SDS comemora tranquilidade do carnaval de Pernambuco

Pernambuco além de um Estado de Alegria é também considerado um Estado de Paz. A partir de um balanço preliminar realizado pela Gerência de Análise Criminal e Estatística - GACE da Secretaria de Defesa Social - SDS foi verificado uma redução de 10,6% no número de Crimes Violentos Letais e Intencionais - CVLI. O período considerado pela GACE foi desde a 0h da sexta (17) até 24h da terça-feira (21). Em 2011 foram contabilizados 66 homicídios, enquanto este ano foram 59.



Se formos comparar os dados de CVLI da série histórica, 2006 em relação a 2012, tivemos um decréscimo de 36%, conforme gráfico abaixo, onde em 2006 ocorreram 92 homicídios.

Foram empregados aproximadamente 36 mil profissionais de segurança que garantiram a redução de ocorrências em todo o Estado. O Governo do Estado investiu 6 milhões de reais, um incremento de 31,7% em relação a 2011. Em apoio aos 35.829 profissionais de segurança foram utilizadas também 2.421 viaturas ao longo da operação que teve início no dia 05 de fevereiro com a prévia Virgens de Verdade/Abraça Brasil em Olinda.



O “Carnaval no Ritmo da Paz” também contou com 268 câmeras de videomonitoramento, trabalho coordenado pelo Centro Integrado de Operações de Defesa Social - Ciods. Sendo 68 delas direcionadas para o percurso do Galo da Madrugada e ruas adjacentes. O Sítio Histórico de Olinda também contou com 16 câmeras fixas que ajudaram o policiamento durante os dias de folia.



Policiais Civis, Militares, Científicos e Bombeiros Militares continuam nas ruas de Olinda, com o Bloco Bacalhau do Batata, e no bairro de Água Fria , com o Bloco “Os Irresponsáveis”, por este motivo a Secretaria irá divulgar o Balanço Geral do Carnaval, amanhã quinta-feira (23), às 15h, no auditório da Secretaria de Defesa Social. Estarão presentes o Secretário de Defesa Social, Wilson Damázio, e todos os Comandantes dos Órgãos Operativos da Secretaria.



Secretaria de Defesa Social