sábado, 25 de fevereiro de 2012

Nelson Mandela no hospital, mas passa bem

O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela, de 93 anos, que foi hospitalizado neste sábado em Johanesburgo, informou a presidência da África do Sul nesta manhã. De acordo com o porta-voz do governo, Mac Maharaj, Mandela está bem e não foi internado às pressas. "É uma visita que já estava programada", afirmou Maharaj, que disse que a presidência sul-africana informará sobre o estado de saúde do ex-líder assim que tiver um relatório dos médicos.

"Madiba (como é popularmente conhecido no país) tinha um dor abdominal há muito tempo e os médicos consideraram que ele precisava de atendimento médico adequado", indica a nota oficial sobre a internação, que não indica em qual hospital Mandela está internado nem qual a gravidade do caso.

O porta-voz do governo não confirmou as informações que indicam que Mandela se submeterá a uma cirurgia de hérnia. Maharaj declarou à Agência EFE que isso dependerá dos exames médicos que forem realizados neste momento e voltou a pedir respeito sobre a privacidade de Mandela e de sua família.

Há um mês, Mandela deixou sua residência na cidade de Qunu (sudeste da África do Sul) para retornar a Johanesburgo para realizar exames médicos de rotina. O líder da luta contra o regime segregacionista do apartheid sul-africano permanece sob vigilância médica desde que foi internado em janeiro de 2011 em um hospital de Johanesburgo, afetado por uma complicação respiratória.

Vencedor do Prêmio Nobel da Paz de 1993, Mandela recebeu alta em fevereiro do ano passado e foi enviado a sua casa de Houghton, Johanesburgo. Dias antes de completar seu 93º aniversário, em julho de 2011, o ex-presidente se mudou para a casa em Qunu, lugar onde passou sua juventude, acompanhado de uma equipe médica. A última aparição pública de Mandela foi na cerimônia de encerramento da Copa do Mundo da África do Sul, em julho de 2010.

(Com agências EFE e France-Presse)