quinta-feira, 23 de fevereiro de 2012

Material didático como ferramenta para educação de qualidade

Várias são as ferramentas necessárias e utilizadas na formação de uma educação de qualidade. Dentre elas, o material didático tem destaque. Da educação básica à superior, o suporte de um bom material didático faz toda a diferença no desenvolvimento do aluno. O material didático não só é uma ferramenta indispensável para o embasamento teórico mas, também, um suporte ao estudante quando ele está fora da sala de aula e não pode contar com o auxílio do professor.

Uma prática adotada por algumas instituições de ensino - e cada vez mais comum - é a elaboração do próprio material didático. Assim fez a faculdade Estácio, pioneira na iniciativa entre as instituições de ensino superior do país. Em 2009, a Estácio passou a entregar aos seus novos alunos o material didático referente às disciplinas do semestre.

O material consiste na seleção dos melhores capítulos dos livros por disciplina devido a uma parceria da Estácio com a ABDR (Associação Brasileira de Direitos Reprográficos), que representa mais de 70 editoras do país. Outro benefício proporcionado pelo material didático foi o combate à pirataria, muito comum no meio editorial. No caso da Estácio, como o material é montado por capítulos integrais dos livros adotados como bibliografia de cada disciplina, o direito autoral de todas as obras é pago a seu respectivo autor. Com isso, a instituição fragilizou a “indústria” das cópias ilegais de livros.

Este ano a Estácio foi ainda mais longe e deu um passo adiante em relação ao material didático impresso: começa a entregar todo este conteúdo não mais impresso, mas embarcado em um tablet. No segundo semestre, os alunos do curso de Engenharia e Direito da Estácio do Recife receberão o material didático de uma forma mais moderna e prática, proporcionando a inclusão digital através da familiaridade com a tecnologia.


Além do material didático embarcado, o tablet também traz outros conteúdos, como a biblioteca virtual, com mais de 1.600 obras, aulas teletransmitidas, secretaria virtual, todo o detalhamento do projeto pedagógico do curso, dos planos de aulas, além de acesso às redes sociais, potencializado o aprendizado do aluno. A inserção dos tablets tem ainda outra vantagem importante: a migração do material em papel para o meio digital gera uma economia anual de 6 milhões de páginas por ano e algo em torno de 240 milhões de páginas em cinco anos.