terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Terremoto de 7,3 graus atinge o norte da ilha de Sumatra

Um terremoto de 7,3 graus de magnitude na escala Richter atingiu nesta terça-feira o norte de Sumatra - a sexta maior ilha do mundo, localizada na Indonésia -, de acordo com o Serviço Geológico dos Estados Unidos (USGS). Após a notícia, o governo da Indonésia acionou o seu sistema de alerta contra tsunamis e avaliou o tremor como de magnitude 7,6 graus. Ainda não há relatos imediatos de mortos, feridos ou grandes danos.

O fenômeno teria ocorrido à 0h37 de quarta-feira no horário local (15h37 desta terça no horário de Brasília), segundo o USGS. O epicentro estaria a 29 quilômetros de profundidade, a 420 quilômetros de Banda Aceh, em Sumatra, e a 950 quilômetros de Kuala Lumpur, na Malásia.

A agência geofísica da Indonésia emite rotineiramente alertas de tsuniamis para tremores superiores a 7 na escala Richter. O país está localizado no chamado Anel de Fogo do Pacífico, uma das regiões sísmicas mais ativas do mundo. Um terremoto seguido de tsunami atingiu o país em dezembro de 2004, matando mais de 230.000 pessoas.


Revista Veja