terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Regulamentação de Carga e Descarga no centro do Recife

Dia 16 de janeiro, marcou o início da vigência da nova política de carga e descarga de mercadorias no Centro do Recife. A primeira medida da ação, que pretende otimizar os espaços e o fluxo de veículos nos horários e locais de grande movimento, foi a transformação dos atuais espaços destinados a atividades desta natureza, em vagas de Zona Azul. São cerca de 130 espaços distribuídos em mais de 30 ruas dos bairros de São José, Santo Antônio, Recife e Boa Vista.

De acordo com informações da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU), as vagas serão destinadas exclusivamente para veículos de até seis metros de comprimento e o período de permanência será de, no máximo, uma hora. Com isso será criada a rotatividade, liberando as vagas para outros veículos. Para fazer uso do espaço, o motorista ou a empresa do transporte deverá adquirir o talão de Zona Azul, nos pontos de venda credenciados pela CTTU, ao mesmo preço em que ele é vendido para os carros de passeio, R$ 1,00 o bilhete. O horário de funcionamento será o mesmo da Zona Azul comum, de 8h às 18h, de segunda a sexta, e de 8h as 12h aos sábados.

O Plano de Carga e Descarga ainda tem novas etapas para os próximos meses, a fim de melhorar o trânsito da Cidade. A ação irá disciplinar a circulação para caminhões de grande porte no Centro da Cidade, restringir esses veículos nos corredores de transporte nos horários de pico, e por último, a liberação de carga e descarga apenas no horário noturno das grandes avenidas, como Boa Viagem e Abdias de Carvalho.

A CDL Recife, está apoiando a ação, divulgando as novas regras para orientar os lojistas e já agendou, para o mês de fevereiro, uma reunião com a diretoria da CTTU, no intuito de avaliar este primeiro mês de mudanças e sugerir os ajustes que forem necessários. Em caso de dúvidas os empresários podem entrar em contato com o Centro de Apoio ao Lojista (CAL), da CDL Recife, pelo telefone 3418.1122.

Mais informações no site da Prefeitura do Recife www.recife.pe.gov.br


CDL Recife