sábado, 7 de janeiro de 2012

Presidenta da Argentina Cristina Kirchner não está com câncer

A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, recebeu alta do Hospital Austral, nas proximidades de Buenos Aires, neste sábado, após passar por uma cirurgia na quarta-feira (4) por conta de um diagnóstico de câncer na tireoide, que se mostrou errôneo. Segundo o secretário de Comunicação Pública, Alfredo Scoccimarro, citado pela agência oficial de notícias Télam, um exame "descartou a presença de células cancerígenas" no corpo da mandatária, o que torna desnecessária a administração de iodo radioativo prevista anteriormente.

Durante o procedimento cirúrgico de retirada da glândula tireoide, os médicos explorariam a área supostamente afetada pelo câncer. Contudo, um exame feito com base em um tecido extraído da região "constatou a presença de nódulos, mas descartou a de células cancerígenas", modificando o diagnóstico inicial.

O boletim destaca que a tireoide apresentava "adenomas foliculares". "De acordo com este diagnóstico positivo, a equipe encarregada considera que o tratamento cirúrgico realizado é suficiente, não sendo necessária a administração de iodo radioativo", acrescenta.

Cristina agradeceu o apoio recebido e as "demonstrações de afeto e preocupação por seu estado de saúde", após receber a alta, de acordo com a mensagem transmitida por Scoccimarro. Do hospital, localizado na cidade de Pilar, a presidente vai de helicóptero a Olivos, onde permanecerá monitorada pelos médicos da Unidade Médica Presidencial. O boletim médico divulgado na sexta-feira indicava que Cristina havia se recuperado do procedimento cirúrgico sem complicações.


Folha