sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Itep promove 1ª Oficina de Trabalho do Projeto Recicla PE em Serra Talhada

O Instituto de Tecnologia de Pernambuco, por meio da Unidade Gestora de Projeto de Resíduos Sólidos (UGP Resíduos), promoverá, em Serra Talhada, na próxima terça-feira (31), a partir das 14h, a 1ª Oficina de Trabalho do Projeto Recicla Pernambuco naquele município, na sede do Centro Tecnológico do Pajeú, localizado na Avenida Custódio Conrado, 600, bairro da AABB.


Nesta oportunidade, será apresentado um panorama geral do Projeto Recicla Pernambuco, dados locais do município e a definição de uma agenda de trabalho a ser pactuada com os participantes, explica o coordenador da UGP Resíduos, Bertrand Sampaio.


O projeto se destina a adotar um modelo de gestão consorciada e sustentável de resíduos sólidos em municípios da Mata Sul (Sirinhaém, Rio Formoso, Tamandaré, Gameleira, Escada, Primavera, Ribeirão, Amaraji, Cortês e Ribeirão), Agreste (Garanhuns) e Sertão de Pernambuco (Arcoverde e Serra Talhada). O projeto está sendo desenvolvido por meio de parceria entre a Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico (SDEC), as 12 prefeituras envolvidas, e o Itep, com financiamento da Petroquímica Suape, no valor de R$ 7,5 milhões.


O objetivo é proporcionar a execução de ações ambientais de coleta seletiva e estímulo à redução, à reutilização e à reciclagem de resíduos sólidos; a compostagem da matéria orgânica; logística reversa; ações sociais de inclusão socioeconômica dos catadores de materiais recicláveis a partir da sua organização em cooperativas; e estímulo à formação de consórcios públicos, de forma a melhorar a qualidade dos serviços de limpeza urbana nos municípios e a vida dos habitantes destes municípios.


PARCERIAS – Em Serra Talhada, entre os parceiros do Itep na execução dos trabalhos estão a Odebrecht, a Prefeitura de Serra Talhada e a Coopecamarest (cooperativa de catadores), contando com o apoio do Centro Tecnológico do Pajeú, gerenciado pelo instituto. Outras parcerias deverão ser firmadas.


As atividades do projeto em Serra Talhada são: recuperar a infraestrutura física e operacional do Galpão de Triagem de Serra Talhada, onde atua a Coopecamarest, adquirir novos equipamentos e veículos para apoio operacional aos projetos de coleta seletiva a serem implantados no município, implantar e equipar Postos de Entrega Voluntário (PEV) nos distritos do município envolvidos no projeto.


Também serão desenvolvidas ações voltadas para a incubação, capacitação e treinamento de gerentes, técnicos, operadores, pessoal de apoio, representantes de entidades parceiras locais e catadores de materiais recicláveis; além de campanha em parceira com os atores locais; implantação e/ou adequação da coleta seletiva com organizações de catadores de materiais recicláveis no município; e a promoção de ações de articulação, mobilização educação ambiental nas comunidades envolvidas.

Instituto de Tecnologia de Pernambuco