terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Inara Chayamiti: a videorreporter do P* Falta de Sacanagem

Inara Chayamiti, 27 anos, é paulista de Ribeirão Preto e é uma das videorrepórteres da TV Folha de São Paulo. Embora ela tenha se tornado conhecida pelo meme “P* Falta de Sacanagem”, seu trabalho, logicamente, é muito mais do que isso. Dona de opiniões firmes e bem embasadas sobre vídeo, reportagem e videorreportagem, Inara nos dá uma entrevista exclusiva:

1) Muitos jornalistas dizem que o videorrepórter é um profissional que toma o lugar de dois profissionais: repórter e cinegrafista. O que você acha disso?
Eu acho uma bobagem. Essa separação de funções é algo baseado em um telejornalismo que também tem procurado rever suas estruturas. Profissionais multitarefas têm trabalhado com internet, pois é um meio mais dinâmico e com linguagem livre.

Quanto mais conhecimento um profissional tiver, melhor. Não acredito que videorrepórteres tirem vagas de outros profissionais, acho que eles criam novas vagas de videorrepórteres, isso sim.


2) Como você começou a fazer videorreportagens?
Eu comecei no último ano do curso de jornalismo que fiz na UEL (Universidade Estadual de Londrina). Gravei muito e errei mais ainda. Editava o material de todos os jeitos que conseguia. E ligava muito para o meu pai --que também trabalha no ramo-- para tirar dúvidas técnicas e de linguagem. Mostrava meus vídeos querendo saber os defeitos. Durante a pós de vídeo que cursei aqui em São Paulo, cheguei a reclamar do 10 que tirei porque sabia que tinha algo ruim no trabalho. E tinha! Duas quebras de ritmo bem apontadas pelo meu pai, rs.

Depois fiz videorreportagens para o site da Revista Galileu, que também foram exibidas no Canal Futura. Trabalhei em uma produtora em que tinha que decupar o material gravado. Isso é algo que ninguém gosta, mas também é um ótimo exercício para trabalhar o ouvido e conseguir as melhores frases na rua. Decupando, você percebe um gancho para outra pergunta perdido, as perguntas não tão bem formuladas, etc. É importante gravar editando. O que se perde na rua, fica na rua.

3) Que profissionais brasileiros e internacionais você tem como referência?
Como fiz dois TCCs sobre documentários, a maioria das minhas referências vêm daí. Gosto muito do trabalho do documentarista Eduardo Coutinho. Meu favorito dele é "Jogo de Cena", pois substitui (e acrescenta!) horas e horas de discussão sobre realidade e ficção no documentário. "A Ponte", de João Wainer, é um ótimo exemplo de como contar uma história unindo informação e emoção. Também assisto bastante aos documentários da BBC.

4) Qual foi a surpresa de ver um vídeo seu virar hit da internet, indicado como web-hit da MTV e editado por várias contas do YouTube?
Foi mesmo uma surpresa. Gravei, editei e publiquei o material na mesma noite. Mesmo na correria, percebi a frase "puta falta de sacanagem" ainda na hora da gravação no meio do tumulto. Não achei que as pessoas fossem notar o "erro", que dirá pensar nisso como um meme, rs. Acho legal essa coisa colaborativa da internet em que um pega o material do outro e transforma em algo novo, porém muitas edições foram ofensivas e preconceituosas.


Para finalizar, um rápido perfil:

Nome completo: Inara Campos Chayamiti
Data de Aniversário: 24/10/1985
Local de Nascimento: Ribeirão Preto/SP
Profissão: Videorrepórter e editora
Religião: não tenho ainda
Um livro: "1984" - George Orwell
Um filme: "Onde os Fracos Não Têm Vez" - irmãos Coen // documentário: "Kimjongilia" - NC Heikin
Músico favorito: Tom Zé
Prato favorito: strogonoff
Frase: "talvez eu mate o que fui, talvez imite o que sou" - Arnaldo Antunes



Vídeo que a projetou:



As fãs Thaís, Geórgia e Bruna conhecem a Banda Restart