terça-feira, 24 de janeiro de 2012

Fotografia como fator de inclusão social de jovens da FUNASE

Água, fotografia e música. Estes três elementos estão juntos em uma ação socioeducativa inédita intitulada “Águas que Passam”, desenvolvida em parceria entre a Companhia Pernambucana de Saneamento-Compesa e a Fundação de Atendimento Socioeducativo-FUNASE.A ação se transformou em uma exposição de fotografias, produzidas por adolescentes da instituição, após uma visita que realizaram ao Sistema Pirapama em 15 de dezembro de 2011, no Cabo de Santo Agostinho.A iniciativa visa a inclusão social e o resgate da cidadania de adolescentes a partir do incentivo ao estudo e na busca por alternativas profissionalizantes.
Das 100 fotos clicadas pelos garotos, vinte e duas foram selecionadas e deram origem a mostra “Águas que Passam” .A abertura da exposição será amanhã(25), a partir das 09h, no hall de entrada na sede da Compesa, na Avenida Cruz Cabugá, em Santo Amaro.Além da exposição propriamente dita, haverá também um concurso para a escolha da fotografia mais bonita, que será escolhida por empregados da companhia e visitantes.

Cerca de 30 adolescentes, entre 12 e 15 anos, da FUNASE/CASE Jaboatão dos Guararapes visitaram a Estação de Tratamento de Água-ETA Pirapama e a barragem também do mesmo nome.Eles receberam duas câmaras amadoras e foram estimulados a registrar suas impressões sobre o tema Pirapama.No dia, eles não sabiam que a atividade se transformaria em uma exposição fotográfica, onde não seria valorizada apenas a plasticidade das fatos, mas a percepção de cada um sobre a importância da água do Sistema Pirapama, a maior obra hídrica realizada pela Compesa nas últimas décadas.

A mostra ficará aberta ao público até o dia 02/02, quando será anunciado o vencedor da fotografia mais votada, durante evento no auditório da Compesa, também na Avenida Cruz Cabugá. O vencedor será premiado com uma máquina fotográfica, doada pela Compesa. A FUNASE também será contemplada com uma segunda máquina fotográfica, para dar continuidade ao trabalho socioeducativo na entidade com outros adolescentes.

No mesmo evento da premiação, haverá uma apresentação do coral formado pelos adolescentes participantes do projeto em conjunto com o Coral Águas do Prata, dos funcionários da Compesa. No dia do passeio à Pirapama, os garotos conheceram os integrantes do Águas do Prata e gostaram tanto da música e decidiram formar um coral. Desde então começaram a ensaiar, duas vezes por semana, junto com o coral, para se apresentarem durante a solenidade.

A Compesa contratou inclusive um maestro profissional para ensinar aos garotos as técnicas de canto. Estão sendo ensaiadas cinco músicas que falam de água, entre elas, Asa Branca, de Luiz Gonzaga e Planeta Água, de Guilherme Arantes. A ação conta com apoio da Agência Pernambucana de Águas e Clima - APAC.

Imprensa Compesa