quarta-feira, 18 de janeiro de 2012

Forte chuva deixa Grande São Paulo submersa

A forte chuva que atingiu o Grande ABC causou transtornos na tarde desta terça-feira. Foram registrados cerca de 30 pontos de alagamento por conta da tempestade, segundo o Corpo de Bombeiros.

Em Santo André, ruas e avenidas ficaram alagadas, mas, segundo o Semasa, a situação já estava normalizada por volta das 18h. O nível do Córrego Guarará, na Avenida Capitão Mário Toledo de Camargo, do Córrego dos Meninos, no bairro Bom Pastor, e do Rio Tamanduateí, na Avenida dos Estados, chegou a transbordar, porém, todos já baixaram.

Os principais bairros atingidos foram: Valparaíso, Príncipe de Gales, Jardim, Vila Alzira, Capuava, Condomínio Maracanã, Santa Terezinha, Parque das Nações, Vila América, Vila Floresta e Vila Pires.

A Defesa Civil da cidade recebeu nesta terça 24 chamados para alagamentos, seis para queda de árvore, 11 para vistorias em edificações e muros e dois para escorregamento de terra.
Em Diadema, foram registrados cinco pontos de alagamento: Rua Mathias de Albuquerque (Vila Lídia), Rua Alexandre Galvão (Vila Nogueira), Rua Apóstolo Pedro (Jardim Inamar), Travessa Beethoven (Jardim Promissão/Arco Íris) e Rua Paulo Afonso (Piraporinha).

Outras três ocorrências também foram registradas: uma casa alagada na Rua Rocha Miranda (Canhema), um desabamento de muro na Rua Serra do Acaraí (Serraria) e o afundamento do asfalto na Rua Piratininga (Serraria).

Também no bairro Serraria, o voluntário da Defesa Civil Hermes Egídio Freitas, o Gildão, informou que a Avenida Dona Ruyce Ferraz Alvim registrava pontos de alagamento por volta das 15h30. Na Rua do Mar, onde ocorre obras de canalização de um córrego, a enchente invadiu casas. A água do rio, que estava represada para a realização dos trabalhos, transbordou e cobriu a tubulação que já foi instalada. O maquinário foi removido antes da enchente.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, uma vítima ficou ilhada dentro de um carro na altura do km 19 da Rodovia dos Imigrantes, no bairro Casa Grande, em Diadema, por conta da enchente. Uma viatura foi enviada ao local.

Já em São Bernardo, a água cobriu o Paço Municipal. A Avenida Maria Servidei Demarchi apresentava alagamentos em toda a sua extensão. Na altura da Volkswagen havia um ponto intransitável.

No bairro Rudge Ramos, a Avenida Dr. Rudge Ramos encheu na altura da Universidade Bandeirante e não era possível passar com o veículo. A Avenida Piraporinha também registrava pontos de alagamento.

A esquina da Rua Omar Daibert com Salim Mahfoud, no bairro Terra Nova II, encontrava-se na mesma situação. Na Rua Djalma Dutra, no Centro, a água invadiu o comércio.

Em São Caetano, havia pontos de alagamento na Praça Mauá e nos cruzamentos da Avenida Guido Alibert com a Avenida Lions até a Rua Francisco Falzarano. O local foi interditado por cautela na região do Bairro São José à Praça Mauá. A Avenida dos Estados, no sentido viaduto Tortorello, foi fechada por motivo de segurança pois havia pontos de alagamento.

A pista central sul da Via Anchieta, no sentido Litoral, foi liberada por volta das 19h25. A via estava bloqueada por conta do transbordamento do Ribeirão dos Couros.

CPTM - A CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos) informou que o trecho entre São Caetano e Santo André já está funcionando normalmente. Os usuários enfrentaram problemas das 15h15 às 17h30 por conta da forte chuva.

A Operação Paese (Plano de Apoio entre Empresas em Situação de Emergência), que aumenta a oferta de ônibus gratuitos em situações de emergência, chegou a ser acionada às 15h30 entre as estações Mauá e São Caetano.

EMTU - Já a EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos) informou que nove linhas do Corredor Metropolitano ABD (São Mateus - Jabaquara) foram paralisadas às 15h20 por conta do alagamento da Avenida Faria Lima e Paço Municipal, em São Bernardo, da Avenida Piraporinha, em Diadema, e da Rua XV de Novembro e Avenida General Glicério, em Santo André. As linhas afetadas foram: 285, 286, 287, 287P, 288, 288P, 289, 284, 284M e 247.

Diário do Grande ABC