quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Estágio na Compesa para adolescentes da Funase

A Compesa vai disponibilizar duas vagas de estágio para os alunos com melhor desempenho da Fundação de Atendimento Socioeducativo (FUNASE – CASE) de Jaboatão dos Guararapes, que estão participando de uma exposição fotográfica sobre o Sistema Pirapama. O anúncio foi feito na manhã de hoje, 25, pelo presidente da companhia, Roberto Tavares, durante a abertura da mostra fotográfica intitulada “Águas que Passam”, composta por trabalhos de 22 adolescentes da fundação, de idade entre 12 e 15 anos. A mostra ficará em cartaz até o dia 02/02, na sede da Compesa, na Avenida Cruz Cabugá, Santo Amaro, quando será divulgada a foto escolhida, em votação, por empregados e visitantes.
O presidente da Compesa, Roberto Tavares, disse que a parceria com a Funase tem um simbolismo forte, que é permitir a inclusão social e o resgate da cidadania dos adolescentes a partir do incentivo ao estudo e na busca por alternativas profissionalizantes. O presidente da Funase, Alberto Vinicius Nascimento, comentou que é muito importante que outras empresas do porte da Compesa abram espaço para acolher jovens, "fazendo com que eles participem de atividades que possam reinseri-los à sociedade”. Já o secretário de Recursos Hídricos, Almir Cirilo, também presente ao evento, concedeu palavras de incentivo ao grupo, orientando a respeito de como percorrer os caminhos da vida com determinação para se alcançar um objetivo. “A perseverança, a força de vontade e o desejo de vencer na vida são qualidades fundamentais que precisam ser mentalizados para quem objetiva um futuro melhor”, aconselhou.

A idéia inicial era apenas premiar um adolescente (a foto mais votada) com uma máquina fotográfica. Porém, os adolescentes assistiram a um ensaio do Coral Águas do Prata, formado por empregados da Compesa,e se encantaram com a música. Eles decidiram formar um grupo de coralista, que contou com o apoio imediato da Compesa. Os garotos estão levando a sério a nova atividade e estão ensaiando com afinco com um maestro profissional. A primeira apresentação do coral, que foi batizado de “Águas que Passam” , será no dia 02/02, no auditório da sede da Compesa, na Avenida Cruz Cabugá, no mesmo dia da premiação da foto escolhida pelo público.

A FUNASE também será contemplada com uma segunda máquina fotográfica, para dar continuidade ao trabalho socioeducativo na entidade com outros adolescentes.

As fotografias da mostra foram tiradas pelos acolhidos da Funase/Case Jaboatão dos Guararapes, durante visita a Estação de Tratamento de Água-ETA Pirapama e a barragem também do mesmo nome, no Cabo de Santo Agostinho, no dia 15 de dezembro de 2011. Eles usaram duas câmeras amadoras e foram estimulados a registrar suas impressões sobre o tema Pirapama. Na opinião dos garotos, o que mais chamou a atenção deles, foi o volume de água do sistema e os equipamentos (bombas de grande porte).

Imprensa Compesa