quinta-feira, 5 de janeiro de 2012

Distribuição de água em Petrolina com tecnologia

A Compesa usa a tecnologia para acompanhar todo o processo de distribuição de água da cidade de Petrolina, no Sertão do São Francisco. O projeto, um moderno sistema de controle operacional, foi instalado pioneiramente no município e monitora online as pressões da rede distribuidora, contribuindo para equilibrar o abastecimento e reduzir as perdas. Foram instalados equipamentos nos 25 setores da rede de distribuição que abastece a cidade.



O investimento na aquisição de equipamentos foi de R$ 600 mil, que somados à instalação e manutenção do sistema, chegam a R$ 700 mil. O sistema instalado permite o monitoramento via Internet das pressões do sistema de abastecimento da cidade. Segundo o gerente da Compesa em Petrolina, Reginaldo Lopes, a tecnologia vai permitir a identificação de problemas na rede de distribuição, a exemplo de estouramentos, e com isso reduzir o tempo de desabastecimento em função dessas ocorrências, evitando a falta de água nos bairros. “O equipamento enviará dados à nossa sala de monitoramento, informando a ocorrência de queda de pressão, agilizando o trabalho de campo e com isso reduzindo os tempos de desabastecimento provocados por estouramentos”, revelou.



Em outras situações, ainda de acordo com Reginaldo Lopes, a Compesa terá condições de isolar com precisão determinados bairros (distritos) e resolver questões em prazos mais reduzidos e sem afetar toda a cidade, quando houver necessidade de paralisações de serviços de manutenção. Também será possível a realização de análises estatísticas dos dados históricos coletados, permitindo que sejam realizados ajustes na rede de distribuição, de forma a proporcionar melhor equilíbrio de pressões e com isso melhorar o abastecimento e reduzir as perdas de água.



SISTEMA – O sistema implantado é composto por equipamentos denominados data logger, que automaticamente coletam os dados em campo e os enviam via GPRS para o centro de controle operacional de Petrolina. Na ocorrência de anormalidades, o sistema também envia e-mails e mensagens SMS para os supervisores responsáveis pela rede de distribuição da cidade, informando o local da ocorrência.


Imprensa Compesa