terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Dilma assina decreto que muda regras de concessão de rádio e TV

A partir deste ano, os interessados em obter concessão de emissora comercial terão que comprovar capacidade financeira e técnica para operar o serviço. A medida foi assinada pela presidente Dilma Rousseff na tarde da última segunda-feira, 16. A comprovação, que desde então não era obrigatória, passou a ser exigida porque, em muitos casos, a empresa conseguia a concessão, mas apresentava dificuldade por falta de recursos.

Segundo as novas regras, os participantes de um processo de concessão de emissora de rádio e TV deverão enviar pareceres comprovando a capacidade econômica da empresa, apresentar projetos de investimentos e balanço patrimonial. Além disso, a partir de agora, a outorga da deverá ser paga à vista - antes era possível dividir em até duas vezes.

"Estamos fazendo mudanças que visam uma transparência maior, uma garantia ao Estado de que as licitações sejam realmente cumpridas", disse o ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, em entrevista ao portal Terra. "Com isso, vai inibir muito a participação de quem não tem condições ou de pessoas que queiram especular", ponderou.

Portal Comunique-se