quinta-feira, 19 de janeiro de 2012

Compesa usa tecnologia para diminuir tempo de obras e evitar transtornos no trânsito

Causar menor impacto no trânsito, reduzir prazo das intervenções e evitar maiores transtornos à população são os objetivos da Companhia Pernambucana de Saneamento - Compesa ao utilizar a tecnologia para realizar duas obras de esgoto em dois próximos finais de semana consecutivos. Será utilizado o Método Não Destrutivo (MND) para executar troca de cerca de 100 metros de tubulações de esgoto que variam entre 350 e 400mm, na Rua Sebastião Malta Arcoverde(a partir sexta-feira,20) e um trecho da Avenida Norte (a partir sexta-feira, 27) no bairro da Tamarineira, onde foram encontrados dois abatimentos na rede coletora de esgoto (tubulações danificadas). Apesar da utilização de um método que não precisa de grandes escavações nas vias, a Compesa optou por realizar as intervenções nos finais de semana e em período de férias escolares.



O primeiro serviço será realizado na próxima sexta-feira (20), a partir das 22 horas e se estenderá até às 05h da segunda-feira (23). Será a troca de 60 metros de tubulação de rede coletora de esgoto da Rua Sebastião Malta Arcoverde, no trecho que vai da Rua Condado até o cruzamento com a Avenida Parnamirim. O Trecho será trocado porque as tubulações antigas estão obstruídas, provocando constantes extravasamentos de esgoto na via.



A segunda intervenção, na Avenida Norte, no trecho da Rua Iapu e Mário Bhering foi programado para a sexta-feira (27), a partir das 22h que prosseguirá até às 5 horas da segunda-feira (30).Nesse trecho serão substituídos 32 metros de tubulação de esgoto e o motivo também é a situação das tubulações obstruídas.



Segundo o superintendente da Região Metropolitana Sul, Ronaldo Castro, a utilização desse método é mais rápido e causa menos transtornos ao trânsito e a população. “Iremos executar um trecho da obra em um final de semana quando pelo método tradicional, levaríamos entre 2 e 3 meses para realizar o mesmo trabalho”, informou. Ainda segundo Ronaldo Castro, a Compesa decidiu trocar as tubulações nesses dois trechos para melhorar o desempenho do sistema de esgoto da área, que está apresentando constantes obstruções na rede coletora. “Como estávamos realizando consecutivos serviços de manutenção, fizemos uma estudo técnico, que apontou a necessidade de troca das tubulações para resolver a questão em caráter definitivo.”, complementou.



As duas obras vão custar R$ 570 mil, mas segundo Ronaldo Castro, quando se observa o custo/benefício, o investimento vale a pena. “O método é mais caro do que intervenções tradicionais, mas as vantagens para a Compesa e sociedade compensam e estamos usando a tecnologia em situações especiais”, avaliou o superintendente.

O método permite o assentamento de tubulações por meio de furo em solo utilizando uma broca que faz o caminhamento por onde a tubulação irá passar e por ele os tubos são inseridos por baixo do terreno sem a necessidade de escavar grandes trechos para execução dos serviços. A Compesa acionou a CTTU para a interdição dos trechos e disciplinamento do trânsito durante o período de execução dos serviços.



INTERDIÇÃO - O trecho a ser interditado na Rua Sebastião Malta Arcoverde compreende da Avenida Parnamirim até a Rua Padre Roma, sendo o trânsito local desviado pela continuação da Rua Padre Roma, pois o acesso só será permitido aos moradores locais. Já na Avenida Norte só será interditada uma faixa de cada via (as faixas centrais), sendo o fluxo no local reduzido a uma única faixa de cada via.


Imprensa Compesa