quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Com mais de 3 milhões de estudantes já inscritos, Sisu encerra hoje às 23h59

A poucas horas do encerramento do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Ministério da Educação (MEC) contabiliza mais de 3 milhões de inscrições de estudantes interessados em uma das 108 mil vagas em instituições públicas de ensino superior disponibilizadas para o primeiro semestre de 2012. O prazo para que os estudantes que participaram do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2011 se inscrevam na disputa termina às 23h59 de hoje (12).

Até as 12h de hoje, o sistema registrou 3.163.452 inscrições de 1.619.464 participantes - cada candidato pode escolher até dois cursos. Desde a abertura do Sisu, o Rio de Janeiro lidera a lista dos estados com maior número de inscrições: 359 mil. Em seguida, vêm Minas Gerais ( 337 mil), São Paulo (267 mil), o Ceará (227 mil) e o Rio Grande do Sul (214 mil).

Ao acessar o sistema, o estudante deve escolher duas opções de curso, indicando a sua prioridade. É necessário informar o número de inscrição e a senha de cadastro do Enem 2011. O candidato pode visualizar a nota de corte preliminar de cada curso calculada com base na nota do Enem dos candidatos que pleiteiam as vagas. O participante pode alterar as opções de curso escolhidas previamente se achar que tem mais chances de ser aprovado em outra graduação ou instituição. Cada alteração invalida a inscrição feita anteriormente.

O resultado da primeira chamada será divulgado no dia 15 de janeiro. Os estudantes aprovados deverão comparecer às instituições de ensino de 19 a 20 do mesmo mês para fazer a matrícula. O participante que foi selecionado para a primeira opção de curso é retirado automaticamente do sistema e perde a vaga se não fizer a matrícula.

Os que forem selecionados para a segunda opção ou não atingirem a nota mínima em nenhum dos cursos escolhidos podem participar da segunda chamada prevista para 26 de janeiro, com matrículas nos dias 30 e 31. Caso ainda haja vagas disponíveis, o sistema gera uma lista de espera que será disponibilizada para as instituições de ensino preencherem as vagas remanescentes. O candidato interessado em participar dessa lista deverá pedir a inclusão entre 26 de janeiro e 1° de fevereiro.

Agência Brasil