quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Caso Funase: Direção atribui rebelião na Funase a repressão ao tráfico em PE

A diretora da Funase (Fundação de Atendimento Socioeducativo) de Cabo de Santo Agostinho (PE), Suzete Lúcio, afirmou nesta quarta-feira que a rebelião que resultou na morte de três internos à insatisfação dos internos com a repressão ao tráfico de drogas e à prostituição no local.

A rebelião teve início ontem e terminou na madrugada desta quarta-feira. Um dos internos mortos, Alan Fraga de Oliveira, 21, foi decapitado e teve sua cabeça jogada para fora da unidade pelos rebelados. Oliveira comandaria uma facção de internos na Funase e foi morto supostamente por grupos rivais.

A polícia ainda não sabe o que provocou a confusão. No final da tarde de ontem, internos atearam fogo em colchões dentro de uma cela e iniciaram a depredação do prédio. Houve tumulto e três agentes de segurança foram feitos reféns. Seus equipamentos de comunicação foram roubados e usados pelos rebelados para se comunicar com a polícia.

Os internos reclamavam da situação na unidade, que tem capacidade para abrigar 166 pessoas e está superlotado, com 368 internos. O portão principal de acesso foi bloqueado por dentro para impedir a entrada dos policiais, mas cerca de 50 homens do Batalhão de Choque da PM invadiram o local pelos fundos.

Fábio Guibu, da Folha de São Paulo