segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Após obras da Compesa na Av Norte, ainda continua interdição no local

Os técnicos da Compesa esperam concluir amanhã (30),pela manhã, a obra para substituição de 32 metros de tubulações de esgoto, na Avenida Norte, entre as Ruas Iapu e Mário Bhering, no bairro da Tamarineira. Apesar da conclusão da obra, o trecho onde foram feitas a escavação e demolição da placa de concreto continuará interditado e sinalizado até segunda-feira (06/02), que é o tempo necessário para a cura completa do concreto.

Os trabalhos estão sendo realizados no centro das duas faixas (área do gelo baiano), nos dois sentidos. Os técnicos da companhia estão trabalhando desde a noite da última sexta-feira (27), em uma área de 100 metros de extensão, ocupando meia faixa nos dois sentidos, ficando 1, 5 faixa liberada ao tráfego, também nos dois sentidos.

Segundo o superintendente da Região Metropolitana Sul, Ronaldo Castro, parte da via estará interditada por um tempo mais extenso em virtude da cura do concreto e não pela natureza da obra, que está sendo executada pelo método não destrutivo. “Apesar de parte da rua ficar com a circulação de veículos comprometida neste período, os ganhos obtidos pela utilização da tecnologia são enormes, pois o prazo da obra é reduzido em dez vezes, já que pelo método convencional de substituição da tubulação levaríamos 90 dias”, explicou Ronaldo Castro.

Este trabalho tem o objetivo de resolver o problema de constantes obstruções de esgoto em várias ruas do bairro, como a Rosa Borges, Mario Bhering e Cabo Aragão. Como as tubulações estão danificadas (abatimento do coletor), a Compesa pretende evitar que a pressurização da rede coletora favoreça novos abatimentos. “Estamos agindo de forma corretiva, mas também preventivamente, já que a troca dos tubos avariados, é uma solução de caráter permanente”, justificou Ronaldo Castro.

Além do prazo reduzido para a executar o serviço, o método não destrutivo, causa menor impacto no trânsito e transtornos à população. “Como não precisamos de grandes escavações para trocar as tubulações danificadas, já que elas são inseridas por meio de furo pelas laterais, ocupando assim, o menor espaço possível na via e sem a necessidade de grandes interdições para execução dos serviços”, esclareceu o superintendente.

As obras para troca de tubulações de esgoto pelo método não destrutivo vão custar R$ 570 mil. Também foram trocados 60 metros na Rua Sebastião Malta Arcoverde (concluída) e são mais 32 metros na intervenção deste final de semana na Avenida Norte. “Apesar do custo ser mais alto, os benefícios à população são bastantes significativos. Por isso, decidimos por esta estratégia”, finalizou Ronaldo Castro.

Imprensa Compesa