quinta-feira, 22 de dezembro de 2011

Sustentabilidade: SARA apresenta resultados da Agenda A3P

Com o objetivo de minimizar ou eliminar os impactos ao meio ambiente, a Secretaria de Agricultura e Reforma Agrária (SARA) vem promovendo ações ambientais e os resultados são considerados satisfatórios. Ações implementadas foram apresentadas esta semana na sede da Secretaria e avaliadas em reunião da Agenda Ambiental na Administração Pública – A3P com a participação do secretário Executivo de Articulação e Acompanhamento, Oscar Paes Barreto.

A substituição de copos descartáveis, eficiência energética, reciclagem de resíduos sólidos, além de capacitação de pessoal, para ensinar práticas e a importância da temática ambiental são algumas das ações que a SARA e órgãos vinculados – Adagro, Ceasa, IIPA, Iterpe e Prorural - vêm fazendo para contribuir com a preservação do meio ambiente.

Um das atitudes da Agencia de Defesa e Fiscalização Agropecuária (Adagro), apresentada na reunião, foi lançar em abril de 2009, o projeto de recolhimento de embalagens vazias dos vidros de vacina utilizados durante a campanha de vacinação contra febre aftosa. A cada etapa são recolhidos 3 caminhões repletos de frascos de vacina que são transformados em telhas, caixas entre outros produtos.

Na reunião a gestora do programa ambiental do Centro de Abastecimento e Logística de Pernambuco (Ceasa), Fátima Gonçalves, apresentou o trabalho de coleta seletiva, reciclagem dos resíduos orgânicos e de papel, que tem como destino final o Ecoponto- Coleta Seletiva na Ceasa. “São agentes ambientais fazendo parte do processo de inclusão social e o resultado não poderia ser melhor com a reciclagem de 1 mil toneladas de resíduos por m~es”, destacou Fátima Gonçalves.

“A A3P é um programa de caráter essencialmente voluntário que se propõe a inserir critérios ambientais nas áreas de governo, visando minimizar os impactos ao meio ambiente, provocados por atividades administrativas ou operacionais”, disse o gestor de Educação Ambiental da Secretaria Estadual de Meio Ambiente e Sustentabilidade – SEMAS e coordenador do Comitê Gestor da A3P no Estado, Cristiano Carrilho.

Ele salienta que o trabalho realizado pela SARA e órgãos vinculados é tão bem sucedido que deverá ser divulgado nos municípios pernambucanos e em outros estados brasileiros. Segundo o gestor, a educação ambiental e metas serão premiadas como um incentivo à motivação. “A sustentabilidade passa por todas as secretarias e vamos mostrar como esses resultados são positivos para o meio ambiente”, ressaltou.

O coordenador das atividades da Agenda A3P na SARA, Roberto Gilson disse que um dos próximos desafios será promover a educação ambiental na zona rural do estado e nas empresas com um protocolo fiscalizado. A Agenda Ambiental na Administração Pública Estadual A3P foi instituída pelo Decreto 33.528, de 08/06/2009 pelo governador Eduardo Campos.

Secretaria de Agricultura de Pernambuco