terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Pernambuco lidera geração de empregos formais no Nordeste

O Estado de Pernambuco liderou a geração de empregos formais na Região Nordeste no mês de novembro. De acordo com os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados hoje (20) pelo Ministério do Trabalho e Emprego, foram criados 5.135 empregos com carteira assinada, o que corresponde a uma expansão de 0,41% em relação ao mês anterior.

Entre janeiro e novembro foram gerados 91.085 novos postos de trabalho em Pernambuco, também o maior saldo verificado na região, com crescimento de 7,74% em relação ao mesmo período do ano passado.

"Os números refletem o dinamismo da economia do Estado e do mercado de trabalho formal, fruto da política de investimentos desenvolvida pelo Governo de Pernambuco, que desde 2010 vem se mantendo no patamar de R$ 2,5 bilhões por ano, contra uma média histórica anterior (até 2006) de R$ 600 milhões anuais", comentou o secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Geraldo Júlio.

A geração de empregos é reflexo também de uma agressiva estratégia de atração de empreendimentos privados, que engloba além da política de incentivos fiscais, a priorização da capacitação profissional. Hoje o Estado dispõe de 14 escolas técnicas estaduais e seis federais, que juntas oferecem 23 cursos. Para 2014, a meta é chegar às 60 unidades de ensino profissionalizante.

O levantamento do Ministério do Trabalho também constatou a expansão do mercado de emprego em Pernambuco, com o crescimento da oferta de vagas nos municípios do interior do Estado. Segundo o Caged, entre os dez municípios que mais criaram empregos formais no mês de novembro apenas quatro são da Região Metropolitana do Recife.

“A estratégia de interiorização do desenvolvimento, implantada pelo Governo do Estado, vem possibilitando à população do interior do Estado realizar o sonho de conseguir um bom emprego, numa boa grande indústria e com bom salário”, destaca Geraldo Júlio.


Secretaria de Imprensa de Pernambuco