sábado, 17 de dezembro de 2011

Compesa faz manutenção de emergência

A Compesa realizará uma paralisação emergencial de 12 horas, na próxima terça-feira (20), a partir das 8h, em um trecho do Sistema Tapacurá/Pirapama. A intervenção servirá para realizar a troca de uma válvula de um registro, localizada em uma tubulação que passa por baixo da ponte Gilberto Freire (que liga os bairros de Afogados e Imbiribeira), e vai afetar o abastecimento de água de sete localidades do Recife.

Para executar os serviços, será necessária a suspensão do abastecimento de água das seguintes áreas: Afogados, Boa Viagem (da rua Bruno Veloso até o Pina), Pina, Brasília Teimosa, Sítio Grande, Ipsep e Imbiribeira. A previsão dos técnicos da companhia é que o sistema volte a operar a partir das 20h da própria terça-feira, quando será retomada a distribuição de água nas localidades afetadas.

Segundo o diretor de Controle Operacional, Rômulo Aurélio, a unidade operacional apresentou dificuldade de vedação após a conclusão da terceira etapa do Sistema Pirapama.

O vazamento está localizado em uma válvula de 400mm, pertencente à adutora de grande porte do anel Araçá. A água que passa por essa adutora abastece os bairros da área central do Recife. O diretor explicou que o fato é que antes circulava pela adutora apenas a água do Sistema Tapacurá. Hoje, com o incremento de Pirapama, a tubulação passou a receber água com mais pressão, o que interferiu diretamente em sua vedação.

“A Compesa realizou manutenções na unidade desde que surgiu o vazamento, reduzindo a vazão da água, porém a solução definitiva só será possível com a substituição da válvula”, informou o diretor.

Imprensa Compesa