terça-feira, 22 de novembro de 2011

Turfe: História do Grande Prêmio Bento Magalhães

- O Grande Prêmio Bento Magalhães foi idealizado pelo turfista Mauro Pugliese Branco e disputado pela primeira vez no dia no dia 25 de Outubro de 1964. Até hoje é considerada a maior prova do turfe nordestino. O Cel. Bento Magalhães foi um dos grandes incentivadores do turfe pernambucano tendo assumido inúmeras vezes a presidência do Jockey Club de Pernambuco.

- A Primeira edição do GP. BENTO MAGALHÂES, foi disputado na distância de 2.600 metros.

- O Cavalo GEITOSO, sob a direção do Jóquei J.Viana, e preparado pelo competente J.R.Araújo, foram os primeiros a escrever seus nomes na galeria de Honra dos vencedores do GP.Bento Magalhães. BLACK ORION também do turfe cearense formava a dupla enquanto o representante do turfe pernambucano GALBION, ficava em terceiro. O cavalo GEITOSO foi registrado com a letra G, e não J como deveria.

- A Primeira edição do GP. BENTO MAGALHÂES, foi disputado na distância de 2.600 metros.

- No ano seguinte, o tufe cearense voltava a brilhar com mais um sucesso no Grande Prêmio BENTO MAGALHÃES. O jóquei J.Viana, volta a brilhar na disputa da magna prova desta feita no dorso do craque SONG que foi preparado por D.Farrapo, defendendo desta vez a farda do Derby Club Sobralense. SANJO do turfe pernambucano ficou em segundo na disputa dos 2.400 metros do percurso.

- O Grande Prêmio BENTO MAGALHÃES voltaria a ser disputado em 29 de 1967. Já que em 1966 uma grande enchente danificou as dependências do hipódromo da Madalena, impossibilitando a disputa da prova que já começava a despertar os interesses dos turfistas da região. A vitória desta vez ficou com os pernambucanos do Stud Marcelo. Vanildo Marója e Clovis Bráulio Carvalho proprietários de AFETO que teve a condução de Ginaldo Correia e o treinamento de Manuel Rocha (Nuca). DJAGO também do turfe pernambucano formava a dupla. O páreo foi disputado em 2.400 metros.

- Novamente a disputa do Grande Prêmio BENTO MAGALHÂES é interrompida, voltando então a ser disputada em 9 de Novembro de 1969. MILETO que foi montado pelo jóquei Manuel Bezerra da Silva (Bequinho), leva os pernambucanos a comemoração de mais uma vitória na magna prova. MILETO era de propriedade do Stud Pra Frente, e treinado por A.Caetano. Em segundo ficou PATCHOULY também do turfe pernambucano.

- Uma nova paralisação na disputa do tradicional Grande Prêmio BENTO MAGALHÂES. Esta a maior de todas, O Bentão como já era chamado, só voltaria a ser disputado no dia 28 de Outubro de 1973 na distância de 2.700 metros, com a vitória de SÂO NICOLAU este dirigido por Francisco Oliveira e treinado por Manuel Rocha .Defendendo a farda do engenheiro Roberto Nogueira Lobo. STATIM formou a dupla.

- Em 1974 a sexta disputa do Bentão, era vencido por KORÓS do Stud Serrote representando o turfe cearense, coube ao Jóquei José Onofre a condução do vencedor e o preparo ficou por conta do Francisco Augusto. Neste ano a distância foi reduzida para 2000 metros.

- Em 1975, FOKY sob a monta de Jairo Martins se tornou a grande surpresa ao vencer o Bentão defendendo a farda Ouro Bolas Preta do Stud – (hoje Haras Bongy). Jarbas Martins de Medeiros era o treinador. ALAMEN ficou com a formação da dupla.

- A Vitória, mas fácil de um parelho no BENTO MAGALHÂES , aconteceu em 1976 com o cearense WALLADON dirigido por E.B.Queiroz, que viera da Gávea apenas para montar o defensor do Stud Arruda & Sampaio. José Viana vencedor dos dois primeiros BM, desta vez voltava ao topo do vencedor na categoria de treinador.

- No dia 30 de Outubro de 1977, aconteceu o único empate da história do BENTO MAGALHÂES. Justamente entre os pernambucanos ADÔNIS do Stud MM, e ANDERSON do Stud Guararapes. Coube a Jairo Martins montar ADÔNIS e Jarbas Martins treinar. Já o pupilo do Stud Guararapes teve a condução de chileno Jaime Ramirez e o treinamento de Isaias Ferreira.

- O craque UNISSONO do Haras Serra Negra de propriedade de Raul Lopes Bandeira de Melo, tinha chegado ao Recife de avião para disputar com chances o Bentão de 77 mais fracassou e só conseguiu vencer a magna prova no ano seguinte (78),com a direção do brindão José Ribamar Silva (Babá). J.G.Sobral foi o treinador.

- ARCHIMEDES. Leva o Stud Guararapes juntamente com o chileno Ramirez e o treinador Isaias Ferreira a mais uma vitória no Bentão. O cearense FARAMON, chegou em segundo. Este páreo foi corrido na distância de 2.200 metros, e foi transmitido au-vivo pela Tv. Universitária e pela Rádio Jornal do Commércio, e também contou com a transmissão do locutor pernambucano Ernani Pires Ferreira radicado no hipódromo da Gávea.


- Em 1980 o desacreditado ILOZONE representando o Stud Arruda & Sampaio do turfe cearense volta a vencer o Bentão. O Jóquei foi V.Souza e o treinador F.Augusto.

- Em 1982, o turfe baiano se fez presente pela primeira vez na disputa do Bentão. JADO montado pelo jóquei Nilson Cunha (N. Cunha), foi preparado por Francisco Teixeira, garantido a vitória para os baianos, em segundo chegou COME ONE do turfe cearense que era o fraco favorito e por pouco os baianos não conseguiram a formação da dupla, já que o tordilho JIPINAL, chegou em terceiro apertando o segundo colocado. JADO de propriedade do Stud Farm.


- SHORT LANCER foi o primeiro animal a vencer por duas vezes o Bentão. Ganhou em 1981, e voltou a vencer em 1983. Em 81, SHORT LANCER foi montado pelo carioca Eriton Ribeiro Ferreira (E.R.Ferreira), e treinado por M.D. Santos. Já em 83, coube ao gaúcho Claudionor Bitencurt (C.Bitencurt), levar o representante do Stud Gen `s a vitória e o treinador foi D.M.Barbosa.

- em 1884, com todas as dependências do Jockey Club de Pernambuco lotadas, o castanho Lord de propriedade do Haras Cariri, venceu o Grande Prêmio Bento Magalhães, em uma reta final impecável do jóquei J.Silva, que amparou com muita categoria a forte atropelada de Perdomo pela cerca externa. Perdomo teve a montaria do jóquei S.Moreira e era de propriedade do turfista Leônidas Arruda.

- A primeira jóqueta a participar de um Grande Prêmio Bento Magalhães foi Rosana Frassini (R.Franssini), que montou Short Lancer que mesmo desacreditado na bolsa de aposta, tentava vencer o Bentão pela terceira vez.

- Em 1990 segundo a crônica esportiva aparecia no Jockey Club de Pernambuco um dos melhores cavalos em campanha no turfe brasileiro. Tratava-se de DANGER HOUSE, que foi trazido pelo Stud Internacional para correr e vencer o Bentão. Mais uma vez o chileno Jaime Ramirez conquistava um BENTO MAGALHÂES e desta vez também como treinador.

- Um dos melhores Jóqueis do turfe paulistano e brasileiro Albenzio Barroso, escreve seu nome na galeria de honra dos vencedores do Grande Prêmio BENTO MAGALHÂES. Barroso levou FOR COMMODITIES do turfe cearense a uma vitória das mais lindas da história do Bentâo. O favorito EMPEROS SHANDOW do Stud Ouro Preto – hoje Gold Black. Teve os seus arreios quebrados durante o percurso o jóquei Ivan Quintana mostrou toda a sua habilidade como jóquei evitando assim o que poderia se tornar em um grave acidente.

- LÉGGIO do Stud Internacional mais uma vez treinado e montado pelo chileno Jaime Ramirez, torna-se o primeiro cavalo tordilho a vencer um BENTO MAGALHÂES.

- Em 1993, aparece o cavalo DIABLE AU CORPS para repetir o feito de SHORT LANCER, vencer o Bentão em duas edições. Em 93 com G.T.Silva, e em 94 com Nelito Cunha no dorso. M.Ferreira era o treinador.

- 1995 o cavalo MILWAUKEER com F.Benone no dorso, estabelece o novo Record para a distância do Bentão cravando o tempo de 158.4s (2.400 metros). Record mantido até hoje.
- 1996 aparelha do Stud Lobão vence o Bentão, o jóquei F.Sales também escreve o seu nome na lista dos vencedores da magna prova já que veio substituir o jóquei G.T.Silva que acabava de sofrer um acidente na pista da Madalena com o cavalo OROSCO também do Stud Lobão uma prova antes do Bento.

- No ano seguinte em 97, G.T.Silva, volta a vencer o BENTO MAGALHÂES desta vez no dorso do potro IMPER DANCER do Stud R&R.

- 1998, Bento teve mais uma vez a sua distância reduzida para 2000 metros gerando muita polemica no Jockey club. A vitória ficou com HEAVELING MUSIC do Haras Santos Rios (Vanildo Maroja) com c condução de J.Silva.

- Em 1999, a distância da prova foi de 2.200 metros o representante do Stud Carolina & Wilson venceu a prova com a impecável condução do pernambucano G.T.Silva.z

- No ano 2000 O Bentão volta a ser disputado na sua tradicional distância 2.400 metros. A vitória é de BY VEER com Francisco Benone No dorso o treinador Alexandre Magno Bezerra foi responsável pelo preparo de BY VEER.

- 2001. O pernambucano G.T.Silva, se torna tetra campão do Bentão ao levar a magna prova com o alazão do Stud 13 OIDIO a uma linda vitória, quando o Bentão teve o maior numero de participantes, 16 animais disputaram o grande prêmio BENTO MAGALHÃES sendo este um dos Bentos mais concorridos de toda a história da magna prova.

- Depois de dez anos sem vencer o BENTO MAGALHÂES, os cearenses volta a comemorar uma foto desta vez com BLACKSOM que venceu de ponta a ponta com B.F.Clarindo no dorso.

- O cearense não deixa a peteca cair no dia 30 de Novembro de 2003, OMEDETÔ animal do Stud Sampaio, vence com a condução de J.Viana Jr. E o treinamento de Francisco Viana filhos do ex-Jóquei José Viana que venceu as duas primeiras edições do BENTO MAGALHÂES.

- 2004, O Stud Cortez (Marco e Márcio Cortez), escreve o seu nome na galeria de honra do Grande Prêmio Bento Magalhães com o alazão Nível conduzido por S.Moreira e treinado por A. Magno.


- Em 2006, o Grande Prêmio Bento Magalhães tinha tudo para voltar para as mãos dos cearenses se não fosse o prejuízo causado pelo jóquei M.Aurelio no dorso de Lumache ao animal Mandado nos 150 metros finais. O jóquei Nelito Cunha soube tirar proveito da situação e levou Power Dixie a vitória nos 2.400 metros do Grande Prêmio Bento Magalhães.

- 2007. O Stud Cortez volta a vencer um Bento Magalhães desta vez com Hi Societry que também levou o Bentão de 2008. O Stud Cortez, passou a ser o recordista de vitórias na categoria de proprietários, e o jóquei S.Moreira foi o único a ganhar três Bentos para o mesmo Stud.


- 2008 – A joqueta Josiane Goulart, torna-se a segunda jóqueta a disputar o Grande Prêmio Bento Magalhães.

- 2009, o Jóquei F.Davidson, vence o Grande Prêmio Bento Magalhães com o tordilho Recompensado da Coudelaria FBL. Barrosinho como é mais conhecido no turfe pernambucano, começou montado nas corridas de pôneis e após uma temporada na escola de formação de jóquei do Jockey Club de São Paulo, voltou pra atuar na sua terra natal.

- Em 2010, F.Davidson tinha tudo para ser Bicampeão do Grande Prêmio Bento Magalhães montado o alazão tango Arrabalero do Haras Bongy. Bastante prejudicado por Forever Friends (M.Platini), F.Davidson viu a vitória cai nas mãos de J.Júlio no dorso de Istambul do Stud Silver Blue Star.

- 2010 Quatro jóqueis prata da casa participaram da disputa do Bento Magalhães. F.Davidson com tango Arrabalero do Haras Bongy, M.Oliveira com El Herdeiros do Stud 13, M.Platini Forever Friends Stud 3 Irmãos e S.Paiva Jujuy do Stud São José dos Bastiões.


Com informações do radialista Francisco Mendonça