sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Mutirão para consertos de vazamentos

A Compesa dará continuidade neste final de semana ao mutirão para o conserto de vazamentos em quatro bairros do Recife: Boa Viagem, Imbiribeira, Afogados e Bongi, que têm registrado o maior número de rompimento de tubulações em virtude do aumento das pressões da água dos testes da terceira e última etapa do Sistema Pirapama. O objetivo da ação, iniciada no último dia 12, é agilizar os reparos das tubulações. Além de ampliar o número de consertos, a Compesa também fará mutirão para acelerar a execução dos serviços de reaterro e os reparos de calçadas danificadas.

De acordo com o superintendente de Unidades de Negócios Metropolitana da Compesa, Alex Ramos, será mantido o reforço de 21 equipes de manutenção no sábado (19) e no domingo. O efetivo normal, nos finais de semana, é de 35 equipes de manutenção, que passará para um efetivo de 56. "Nossa expectativa é realizar 300 serviços, entre conserto de vazamentos, reaterros e reparos em calçadas", detalha o superintendente.

Desde o início dos testes da terceira etapa de Pirapama, a Compesa registrou um aumento de 70% nos registros de vazamentos. A expectativa é que esse número seja reduzido nos próximos 60 dias, quando a empresa espera atender as solicitações dentro das condições anteriores à operação do novo sistema.

Paralela à ação de conserto de vazamentos, a Compesa está desenvolvendo diversas ações de controle operacional, a exemplo de instalação de Válvulas Redutoras de Pressão (VRPs), que têm o objetivo de regular as pressões de água. Ontem foram instaladas duas VRPs, uma em Boa Viagem e outra em Água Fria. Também estão sendo trocadas tubulações em bairros do Recife. Atualmente, estão sendo implantadas novas tubulações de água na Avenida Visconde de Suassuna e na João de Barros.

Segundo Alex Ramos, o aumento de vazamentos está dentro do esperado, tendo em vista a falta de investimentos na rede de distribuição ao longo dos últimos 30 anos. Serão aplicados R$ 400 milhões até 2014 em troca de tubulações e ações de controle operacional.

Imprensa Compesa