quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Ex-coordenador da Nasa apresenta caso de sucesso da agência

São Paulo - A Agência Espacial Norte-Americana (Nasa, na sigla em inglês) virou caso de sucesso de órgão público que impulsiona a aquisição de produtos e serviços de pequenas empresas. O advogado norte-americano Ralph Thomas, ex-coordenador de contratação de pequenos negócios da agência, apresentou a experiência durante palestra no IV Fomenta Nacional, realizado até esta quinta-feira (24) em São Paulo.

A Nasa foi pioneira em um programa que incentiva agências federais nos Estados Unidos a comprar produtos e serviços de micro e pequenas empresas (MPE). De acordo com a apresentação de Ralph, a instituição recebeu do Congresso norte-americano a meta de destinar 8% das compras governamentais aos pequenos negócios.

Em 2004, último ano dele na agência, o volume havia chegado a 19,4% das aquisições, o que representava US$ 3,6 bilhões. “Queríamos ser um modelo para o mundo. A Nasa é grande consumidora de produtos das MPE”, afirma o advogado que hoje presta consultoria para pequenas empresas que fazem negócios com o poder público.

Um dos primeiros passos foi apontar as MPE que poderiam colaborar com a missão da Nasa, conta ele. “Tínhamos que identificar empresas das quais nós precisássemos. Trouxemos estas empresas para a Nasa e integramos a nosso processo”, afirma. Entre as ações adotadas estão a obrigatoriedade de subcontratação de micro e pequenas empresas no caso de contratos acima de determinados valores e a realização de concorrências em que somente as pequenas empresas pudessem concorrer. Outro passo foi medir todos os resultados.

O Fomenta é promovido pelo Sebrae em parceria com o Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão. O objetivo é ampliar a presença dos pequenos negócios nas compras governamentais, conforme determina a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar 123/06). Participam do encontro representantes de órgãos públicos federais, estaduais e municipais, empresários e especialistas do Brasil e do exterior.


Agência Sebrae