quarta-feira, 30 de novembro de 2011

Conta de água vai divulgar campanha de combate à violência contra a mulher

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) entregará a partir do dia 10 de dezembro a conta de água em 1,7 milhão de residências, atingindo mais de sete milhões de pessoas, com um banner alusivo à Campanha de Combate a Violência Contra a Mulher, criada pelo Conselho Nacional dos Procuradores Gerais (CNPG) e apoiada pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE). A parceria foi firmada nesta terça-feira (29) pelo Procurador Geral do MPPE, Aguinaldo Fenelon de Barros, e pelo presidente da Compesa, Roberto Tavares, em solenidade realizada na sede do Ministério Público, na Rua do Imperador. Na ocasião, o procurador elogiou e agradeceu o apoio da Compesa, considerando a atitude da companhia como “um grandioso gesto de cidadania”.

A campanha traz o tema “Violência contra a Mulher é Crime. Ligue 180. Denuncie”, como forma de divulgar o telefone 180. O número funciona 24 horas por dia e recebe ligações de todo o País. Foi criado para facilitar o acesso da população na hora de denunciar qualquer violência contra a mulher. A campanha na conta de água será veiculada durante 60 dias. Outras campanhas serão divulgadas na conta e posteriormente a do MPPE voltará a ser veiculada. “Um tema divulgado por vários meses consecutivos acaba dando um efeito contrário ao desejado, ou seja, cansa as pessoas”, observou Roberto Tavares.

Segundo o procurador, a decisão da Compesa em apoiar a campanha será um exemplo para Pernambuco e para o País, numa demonstração de que as empresas públicas podem trabalhar em parceria, valorizando a integração com interação. “Acreditamos que podemos combater o crime de forma educativa e não repressiva”, afirmou. Ele também lembrou o alcance da conta de água da Compesa, que chegará na casa de mais de 7 milhões de pessoas. “Não tenho dúvidas de que esse canal de comunicação será uma ferramenta muito importante para fortalecer a luta no combate à violência contra a mulher”, argumentou o procurador.

O engajamento do Ministério Público de Pernambuco na campanha nacional de combate à violência contra a mulher foi considerada como louvável pelo presidente da Compesa, Roberto Tavares. Segundo ele, a companhia, que atua em 173 municípios, tem relação direta com a dona de casa, já que a mulher valoriza mais a água, pois suas atividades dependem do líquido.

“Em alguns municípios, onde o acesso à informação ainda é pequeno, o banner da campanha na conta de água será um forte canal de divulgação”, adiantou. O presidente disse esperar que outras empresas também possam ajudar divulgando a campanha e evitar a violência contra a mulher, o que considerou uma triste realidade em pleno século XXI.

O procurador falou ainda dos números positivos já obtidos pela campanha, que prima pela conscientização da mulher em denunciar sempre o seu agressor. “A mulher deve procurar ajuda nos primeiros sinais de violência”, afirma. Para denunciar, a mulher deve ligar para o 180 ou procurar o promotor de Justiça da sua cidade.

Imprensa Compesa