quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Ariano Suassuna encanta público de Salgueiro durante aula-espetáculo Romançário

Seria um lugar comum elogiar um show de cultura popular quando a atração é Ariano Suassuna. De todas as formas, é mais que necessário quando o personagem é o autor de O Auto da Compadecida que mais uma vez encantou a platéia que lotou o Talismã Hall, na última quinta-feira(17) dentro da 1ª Semana de Arte e Cultura e Consciência Negra, realizado pelo Instituto Federal Sertão em parceria com a Prefeitura de Salgueiro através da secretária de Cultura e Esportes. Cerca de 1.200 pessoas lotaram o espaço que contou com as presenças do Prefeito Marcones Libório de Sá, a primeira-dama Valdílvia de Sá, a Assessora Especial do Estado, Cleuza Pereira, além de representantes do poder judiciário, educadores e estudantes.

Desta vez, Suassuna trouxe a aula-espetáculo Romançário - O Circo da Onça Malhada- numa homenagem à cultura brasileira. Em meio às narrativas, ele interagiu com a plateia ao contar causos, enaltecendo os costume do povo e a cultura brasileira. O espetáculo se transformou numa verdadeira aula de bom-humor, arte, cultura, dança, música e poesia, com o auxílio de músicos e bailarinos.

Com trilha de Antônio Madureira, Ariano fez uma viagem pela cultura brasileira, homenageando índios, negros e portugueses. Os cantores Edinaldo Cosmo e Isaar França e as coreografias de Maria Paula Rego também deram o tom ao espetáculo. Ao final, o escritor agradeceu o carinho do público e não escondeu sua alegria pela recepção da comunidade.

“Fico feliz em ver essa quantidade de pessoas recebendo os representantes da arte brasileira. Sempre quis fazer uma literatura que expressasse meu País e meu povo”, disse, lembrando que escolheu a Onça porque acha um dos animais mais bonitos e malhados. “O povo brasileiro é um povo malhado. Tem índio, negro, branco”, ressaltou.

Após a apresentação, dois alunos da rede de ensino médio de Juazeiro do Norte(CE), entregaram a Ariano Suassuna um projeto que aborda uma de suas obras, A Pedra do Reino. A professora Lourdes Rocha, de uma escola particular de Salgueiro, também o presenteou com trabalhos desenvolvidos pelos alunos, através de um projeto cinematográfico focado também na Pedra do Reino e o Santo e a Porca.

O diretor do Instituto Federal Campus Salgueiro, Amâncio Holanda, fez um agradecimento especial ao escritor e destacou que a noite vai ficar na história da cultura da região e do Campus da instituição. Para o prefeito Marcones Sá, a passagem de Ariano por Salgueiro fortalece a tendência multicultural do município.

“Agradecemos ao maior mestre da cultura brasileira que é nordestino apaixonado pelo universo sertanejo”, disse. O prefeito lembrou que na última passagem pela cidade, ao visitar o Memorial do Couro, Ariano viu um banco com a marca do ferro do gado e se transportou para sua terra natal Taperoá(PB) e se emocionou.

A estudante Francisca Gomes, 30 anos, ficou encantada com a aula-espetáculo e declarou ser apaixonada pela obra do líder do Movimento Armorial. “Tinha muita vontade de assistir a uma aula com o mestre Ariano e me sinto realizada. Ele é encantador e dá um banho de cultura onde chega”, destacou.

Imprensa Salgueiro