segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Reservatório da Compesa é ponto turistico no Alto da Sé

Os turistas que vierem a Pernambuco a partir de hoje, 24, contam com um local privilegiado para contemplação das cidades do Recife e de Olinda. É que será inaugurado, dentro de um conjunto de ações de requalificação do Alto da Sé, o elevador panorâmico que dá acesso ao terraço do reservatório da Compesa, localizado naquela área, em Olinda, onde foi instalado um mirante. O local é o mais alto na cidade histórica e permitirá uma visão de 360 graus, podendo ser alcançados pontos longínquos das duas cidades. O evento ocorrerá a partir das 17 horas e contará com a presença do governador Eduardo Campos, do Prefeito de Olinda, Renildo Calheiros e do presidente da Compesa, Roberto Tavares.

A ação foi possível devido à cessão pela Compesa, através de convênio com a prefeitura de Olinda, do uso do reservatório para realizar a exploração turística, um investimento de R$ 4,5 milhões. Mas, segundo o presidente da companhia, Roberto Tavares, as atividades de abastecimento de água continuam sendo realizadas normalmente. “Essa parceria com a Prefeitura agrega valor a uma unidade operacional da Compesa e permite a utilização como ponto turístico”, disse Tavares. A empresa continuará a utilizar o empreendimento para realizar eventos institucionais, a exemplo do carnaval, quando ocorre uma apresentação do homem aranha descendo pelas paredes do reservatório, chamando a atenção para o uso racional da água.

Para permitir a realização das ações da atividade turística, foi necessária a reforma do terraço e da parte interna do prédio, datado de 1936, primeiro com cobogós (em cimento vazado) no Brasil. A obra pioneira foi de Luís Nunes, ícone da arquitetura moderna do Recife. Uma passarela saindo do elevador dá acesso à cobertura do prédio, que vai servir, a partir de hoje, como mirante.

O reservatório com 18 metros de altura tem capacidade para 75 m3 de água e recebe água do Sistema Botafogo e de uma bateria de poços instalado em Olinda, abastecendo diariamente os bairros da Sé e de Amaro Branco, incluindo as ruas de São Francisco, do Bonfim, das Bertiogas, Bispo Coutinho e parte da São Miguel, além da Ladeira da Sé e da Ladeira da Misericórdia. Cerca de 50 mil pessoas residentes nessas áreas são abastecidas pelo reservatório da Compesa.

PONTO TURISTICO - Ao subir pelo elevador panorâmico, com paredes de vidro, os turistas terão uma vista da orla marítima e outros pontos turísticos de Recife e Olinda, podendo ver a praia de Maria Farinha (Paulista) e o Porto do Recife. Cada viagem no elevador terá a capacidade para 12 pessoas. A ideia é que as pessoas subam pelo elevador e desçam por uma escadaria. A princípio, o passeio no elevador vai ser gratuito. A previsão é que, no futuro, seja cobrada uma taxa para custear a manutenção do equipamento.

Além do elevador e do mirante, dentro do centro turístico do alto da Sé também está previsto o funcionamento de um mercado para alojar os comerciantes da Sé, de um Museu e de um Centro de Astronomia, coordenado pelo Espaço Ciência.

SERVIÇO
Elevador e Mirante do Alto da Sé - Olinda - situado na Rua Bispo Coutinho, Largo da Igreja, nas imediações da Igreja de São Salvador do Mundo.


Imprensa Compesa