terça-feira, 4 de outubro de 2011

Hoje é o grande vencedor do 44º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro

Brasília - O filme Hoje, de Tata Amaral, foi o grande vencedor do 44º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro. Além do Candango de Ouro de melhor filme, o longa levou o prêmio da crítica e as estatuetas melhor direção de arte, melhor fotografia, melhor roteiro e de melhor atriz para Denise Fraga. "Espero que nunca mais haja tortura em nosso País", disse a diretora Tata Amaral, ao receber o maior prêmio da noite.

O filme aposta na mistura de sentimentos e prende a atenção do público com uma história que vai desnudando traumas, culpas e medos de um casal torturado pelo regime militar. O filme Meu País, de André Ristum, levou os prêmios de melhor montagem, melhor trilha sonora, melhor direção e de melhor ator para Rodrigo Santoro. A trama de Meu País trata das sutilezas das relações parentescas.

O documentário As Hiper Mulheres, de Carlos Fausto, Leonardo Sette e Takumã Kuikuro, levou o prêmio de melhor som. O prêmio de melhor atriz coadjuvante foi para Gilda Nomacce, por sua atuação no longa Trabalhar Cansa. O escolhido como melhor ator coadjuvante foi Ramon Vane, do longa O Homem Que Não Dormia.


Luciana Lima & Aécio Amado – Agência Brasil