quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Feira científica do Espaço Ciência recebe mais de 300 trabalhos de todo o País

A Ciência Jovem, organizada pela equipe pedagógica do Espaço Ciência, acontecerá nos dias 26, 27 e 28 de outubro. O objetivo da feira é articular universidades, redes de ensino e a sociedade para a apresentação de projetos científicos e tecnológicos nas diversas áreas do conhecimento desenvolvidos por professores e estudantes da educação infantil ao ensino médio de escolas públicas e privadas.

Desde o surgimento do Espaço Ciência em 1995, a Ciência Jovem é um dos eventos mais significativos, pois além de estar filiada a diversas feiras nacionais e internacionais, vêm conquistando prêmios pela qualidade de seus trabalhos e cumprindo seu papel de fortalecer o ensino e divulgar a ciência. “A Feira é uma oportunidade para as pessoas conhecerem a produção científica dos alunos, nossos futuros cientistas e cidadãos, que aproveitam para divulgar seus conhecimentos e sua produção em ciência e tecnologia”, ressalta Antonio Carlos Pavão, diretor do Espaço Ciência.

De 30 trabalhos em seu primeiro ano, cresceu em 2007 para 160 projetos, com visitação de 10 mil pessoas. Este ano a feira passa a ser nacional, com participação de mais de 80 trabalhos de outros estados e 307 projetos ao total. Karina Maia, coordenadora do evento há quatro anos, explica a receita de sucesso: “O Espaço Ciência tem estimulado a participação em feiras de ciências graças a outros programas realizados pelo museu, como por exemplo, o Mão na Massa, Cursos de Férias da Rede Novos Talentos e Ciência por toda parte”. O resultado disso é a participação na feira de professores envolvidos em outros projetos do Espaço Ciência.

Os projetos são divididos em cinco categorias: Iniciação à Pesquisa voltada para estudantes da educação infantil e ensino fundamental I; Divulgação Científica dirigida ao ensino fundamental II; Incentivo à Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico voltadas para alunos do ensino médio e Educação Científica dirigida a professores. Os trabalhos são avaliados por comissões constituídas de profissionais liberais, professores, pesquisadores e técnicos de diversas instituições profissionais, de ensino e/ou pesquisa do País.

Premiação - Os melhores trabalhos da Ciência Jovem são premiados com material didático, medalhas, troféus e participação em feiras de âmbito nacional. Por exemplo, os primeiros lugares nas categorias Divulgação Científica, Desenvolvimento Tecnológico e Incentivo à Pesquisa participam, respectivamente, da SBPC Jovem, MOSTRATEC e FEBRACE, competindo em nível de igualdade com trabalhos de outros estados.

A feira tem apoio financeiro do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ministério da Educação, Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia, Secretaria Estadual de Educação, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco – FACEPE e Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq.

Comunicação Espaço Ciência