terça-feira, 4 de outubro de 2011

Educação ao alcance de micro e pequenas empresas

Brasília - O empresário José Ricardo da Silva é proprietário da oficina JR Eletrônica, na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro. Por anos, ele trabalhou na informalidade. Hoje é um Empreendedor Individual e faz com todo o orgulho as planilhas de custos e estoque do seu pequeno negócio. O conhecimento adquirido e a mudança na vida de José Ricardo são resultados do aprendizado adquirido nos cursos gratuitos disponíveis no Portfólio de Soluções para Capacitação do Sistema Sebrae.

Os conteúdos desenvolvidos pela instituição encontram-se ao alcance do empreendedor, de forma presencial, em suas unidades espalhadas por todo o país ou via internet, no Portal Sebrae. No campo virtual, estão disponíveis as bases de informações gratuitas, como a Feira do Empreendedor Online, e os 20 cursos de educação a distância (EAD), que em dez anos já capacitaram mais de 2,2 milhões de pessoas. Todas essas soluções têm como público-alvo o empreendedor individual, as micro e pequenas empresas, os donos de pequenas propriedades rurais e os candidatos a empresários.

José Ricardo conta que fez uma das sete oficinas presenciais do programa Sebrae para Empreendedores Individuais (SEI). Ele participou do SEI Administrar, também disponível em formato de kits educativos. Fez ainda os cursos Aprender a Empreender e Aprender a Empreender Serviços. “Minha vida mudou. Montei, formalizei e administro meu próprio negócio. Estou transferindo minha loja para a cidade de Búzios, onde a empresa se tornará mais rentável, com atendimento a hotéis e pousadas”, comemora. Ele conta que não tinha condições de pagar pela qualificação. "Os cursos alavancaram minha vida”, afirma.

Novidades - Desde o lançamento das oficinas SEI, em julho deste ano, mais de 2,3 mil empreendedores individuais foram capacitados. O programa trata dos seguintes temas: SEI Vender, SEI Comprar, SEI Controlar Meu Dinheiro, SEI Planejar, SEI Administrar, SEI Empreender e SEI Unir Forças para Melhorar. São abordadas áreas de finanças, vendas, administração, empreendedorismo, compras, planejamento e cooperação. Todas estão disponíveis na modalidade de oficinas presenciais de três horas.

Para facilitar o acesso do empreendedor às oficinas, está sendo feita a transposição dos conteúdos para o formato de cartilha. Outra modalidade é a capacitação via SMS. A partir de um cadastro, o empreendedor poderá acessar o conteúdo das oficinas por meio de 40 mensagens de celular. Essas duas novas modalidades ficarão prontas e disponíveis no início de 2012. O empreendedor individual interessado em se capacitar sem custos terá, então, três diferentes formas de acesso ao conhecimento.

Cursos online - Com atenção especial àqueles que não podem se ausentar de seus negócios, o Sebrae desenvolveu em 2001 o Educação Sebrae. São 20 cursos a distância, entre eles Como Vender Mais e Melhor, Formação do Preço de Venda e Iniciando um Pequeno e Grande Negócio. É uma oportunidade gratuita e sem fronteiras de tempo ou espa ço. Em 2011, o Educação Sebrae completa dez anos.

Ainda no Portal do Sebrae, o empreendedor encontra a Bússola Sebrae, ferramenta georreferenciada que permite aos empresários compreensão do ambiente competitivo em função da área geográfica em que atuam. Já foram registrados 33.800 acessos. Há também o Conecte seu Negócio e a Feira do Empreendedor online. Nesta, foram cadastrados 8.524 empresários e registradas mais de 363 oportunidades de negócios.

Há ainda o ClickMarketing, que, com pouco mais de um ano, registrou 190 mil acessos e a conclusão gratuita de 13.830 planos de marketing. A Bolsa de Negócios aproxima comercialmente micro e pequenas empresas. Cerca de 8.623 empresas realizaram anúncios na ferramenta. O empreendedor também pode acessar o Negócio Certo e o Autodiagnóstico online - Internacionalização das Micro e Pequenas Empresas.

Agência Sebrae