quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Clube dos Idosos e Biblioteca Comunitária de Caranguejo Tabaiares precisam de apoio financeiro e materiais para construir sua nova sede e ampliar espaços

A comunidade de Caranguejo Tabaiares é bastante conhecida pelo trabalho de desenvolvimento social que promove no seu Clube dos Idosos Unidos Venceremos fundado há 12 anos que ajuda na recuperação da autoestima de pessoas da terceira idade e da Biblioteca Comunitária que já é referência no Recife pelo trabalho que realiza com crianças do entorno. A localidade compreende cerca de 3.700 pessoas às margens do Rio Capibaribe. Das cerca de 895 residências do local, 88% não estão ligadas a rede de esgoto e 66% despejam seus dejetos em valas a céu aberto segundo dados da Equipe Técnica de Assessoria de Pesquisa e Ação Social – ETAPAS.


O Clube dos Idosos é uma instituição que atende 135 pessoas das redondezas de Caranguejo, Prado e Gurupé e promove encontros frequentes com atividades diversificadas para o público acima de 60 anos como reuniões de datas comemorativas, cursos de culinária, nutrição e artesanato, além de programas de exercícios físicos e fisioterapia. “As pessoas chegam aqui se sentindo tão velhos, desanimados, sem forças para viver. Nosso trabalho é resgatar a alegria dos idosos e mostrar que não existe esse negócio de ser velho demais para exercer suas atividades”, explica Conceição Silva, 1ª Secretária da instituição. Além de Conceição, se encontram na direção do Clube, Cleonice Silva, moradora de Caranguejo há mais de 40 anos e fundadora-presidente da instituição e Reginaldo Pereira, que também coordena a Biblioteca.


A Biblioteca Comunitária de Caranguejo Tabaiares é parte da razão social do Clube Unidos Venceremos e funciona desde 2005 numa pequena casa da comunidade localizada numa rua sem calçamento, e muitas vezes com esgoto a céu aberto. No início, começou funcionando com doações de livros e atualmente comporta um número de 4 mil títulos. Foi fundada também por Cleonice Silva e Reginaldo Pereira, como uma forma de trabalhar com crianças que viviam nas ruas em seu tempo ocioso.


Desde então, mais e mais crianças e adolescentes tem transformado suas vidas através da leitura e da arte, seja lendo uma das famosas lendas folclóricas, histórias dos irmãos Grimm ou poesias de Cordel e também através de conteúdos de terras distantes como os da Biblioteca Atellier du 14, em Nantes, na França, com a qual a Biblioteca mantém um intercâmbio integral e com quem realizou a 10ª Semana do Conto de Histórias, evento que acontece sempre no período de férias compreendendo atividades de leitura e pintura. Para a voluntária Mayara do Espírito Santo, os resultados do trabalho na Biblioteca são bastante positivos, “se deixar, as crianças ficam os três turnos, manhã, tarde e noite, isso é muito satisfatório, vemos o trabalho dar certo, mesmo com as dificuldades”, diz.


Com a Biblioteca francesa, a instituição traz voluntários estrangeiros para ensinarem sobre sua cultura em Caranguejo Tabaiares. Este ano, os voluntários de Caranguejo é que estão atrás de recursos junto a Prefeitura do Recife para viajar a Nantes, com apoio também da Aliança Francesa, onde se preparam com aulas integrais de francês. A instituição conta ainda com recursos da Prefeitura do Recife, Sebrae, FCAP, Clube dos Idosos, Equipe Técnica de Assessoria de Pesquisa e Ação Social – ETAPAS e do Instituto C&A.


Com tantas conquistas que vieram depois de diversas dificuldades a Biblioteca atualmente faz parte da Rede de Bibliotecas Públicas do Recife num total de dez instituições que trabalham juntas para contribuir com o incentivo à leitura e a aprendizagem. A instituição é considerada ponto de leitura pelo Governo Federal e ganhou o Prêmio ANU 2010 da Central Única de Favelas como experiência social revelação.


Tanto o Clube dos Idosos quanto a Biblioteca são ideias empreendedoras que deram certo e vem mudando a vida de muitas pessoas. Começando pelo fato de que ambos foram iniciados por indivíduos que passam transtornos diariamente e conseguiram dar a volta por cima, fortalecendo sua comunidade. Para que estas iniciativas possam vingar ainda mais, ambos os espaços que já não podiam comportar tantos integrantes agora vão passar por uma reforma conjunta que já tem apoio de instituições como a Escola Criativa, da Torre e o Conselho Regional de Medicina – CREMEPE. Com apoio da Escola Politécnica de Pernambuco foi construída a planta baixa do prédio onde funcionarão ambas as instituições sendo o Clube dos Idosos funcionando na parte inferior e a Biblioteca na parte superior.



A edificação está sendo construída onde funcionava até bem pouco tempo a casa do Clube dos Idosos, próxima ao Centro Comunitário da comunidade. O Clube vai contar com sala administrativa, sala de atendimento, cozinha, recepção e área de saúde e a Biblioteca com sala de leitura individual e em grupo, sala de informática, recepção e atendimento.

Atualmente, o Projeto encontra-se em fase de levantamento de materiais para a construção e apesar de algumas parcerias já seladas, precisa de doações e ajuda para que a inciativa possa receber mais pessoas e funcionar com uma melhor infraestrutura. “Estamos precisando de tijolos, brita, areia, cimento, da laje, produtos para o banheiro, ferramentas de construção e materiais de segurança. Antes comportávamos apenas 800 livros, agora já passamos dos 4 mil”, diz Reginaldo Pereira, coordenador da Biblioteca. “Também precisamos de um espaço maior para melhor atender aos idosos, muitos são deficientes e precisam de uma estrutura melhor”, complementa Cleonice.


O Clube dos Idosos e a Biblioteca Comunitária possuem uma conta poupança no Banco do Brasil para doações. Se alguém desejar fazer uma doação em qualquer quantia a agência é 1833-3, conta poupança 104332-9, em nome do Clube dos Idosos Unidos Venceremos, razão social da Biblioteca. O Projeto também aceita doações de livros paradidáticos, móveis em bom estado de conservação, além de voluntários que queiram atuar como contador de histórias, agentes de saúde com palestras educativas e também médicos e fisioterapeutas. “Todos são muito bem vindos aos nossos espaços, para conhecer nossas atividades.


A Casa do Clube dos Idosos já está demolida, mas a Biblioteca vai continuar funcionando até a nova sede ficar pronta”, diz Reginaldo. Quem quiser conhecer mais detalhes sobre a Biblioteca pode acessar o blog http://bibliotecacomunitariact.blogspot.com e também saber mais detalhes sobre o andamento da construção em http://bcctconstrucao.blogspot.com . Para falar diretamente com os responsáveis, o celular de Reginaldo Pereira é o (81) 8785.9536 e (81) 8752.1482.


Serviço:

Clube dos Idosos Unidos Venceremos e Biblioteca Comunitária de Caranguejo Tabaiares

Rua Campo Tabaiares, 203 Ilha do Retiro

Contatos: Cleonice Silva – (81) 8752.1482
Reginaldo Pereira – (81) 8785.9536