quarta-feira, 5 de outubro de 2011

Ampliação de investimentos italianos em Pernambuco

Eduardo Campos defendeu uma maior integração entre os mercados da Europa e da América Latina, sobretudo do Brasil, como uma das formas de enfrentamento da crise econômica vivida pelo “Velho Mundo”. O governador de Pernambuco participou, a convite do governo federal italiano, da V Conferência Itália-América Latina e Caribe realizada na sede do Ministério das Relações Exteriores, em Roma.

“No último semestre, tivemos um incremento de 33% na balança comercial Brasil-Itália, levando o país a tornar-se o nosso segundo maior parceiro na Europa (atrás apenas da Alemanha). Boa parte dessa mudança de patamar deve-se ao Nordeste, a região que mais cresce no país, com um mercado consumidor similar ao da Itália, com 55 milhões de pessoas”, comparou.

Como exemplo desta nova relação entre os dois países, Eduardo citou o aumento dos investimentos das indústrias italianas em Pernambuco como a chegada da Fiat e dos grupos Danielle (Companhia Siderúrgica Suape), Campari, Mossi & Ghisolf e Enel Green Power. O governador afirmou que a hora é de atrair pequenas e médias e empresas que dialoguem com estas grandes companhias para agregar valor às cadeias produtivas da produção de alimentos e bebidas, automobilística, petroquímica, entre outras.

Após a palestra do governador, o vice-presidente da Fiat, Valentino Rizzioli, falou da presença da montadora na América Latina, onde lidera o mercado há nove anos e atualmente detém 22,5% das vendas. Ao detalhar o plano de investimentos da marca até 2015, Rizzioli citou os R$ 10 bilhões que serão investidos no Brasil e mostrou bastante otimismo. “A Fiat reforça sua produção no país abraçando Pernambuco, um estado que cresce a olhos vistos”.

A Conferência Itália-América Latina e Caribe é um evento bianual realizado pelo Ministério das Relações Exteriores italiano, em parceria com o Centro de Estudos de Política Internacional (Cespi) e com o Instituto Ítalo- Latino Americano.

PNEUS E ENERGIA LIMPA – Amanhã o governador mantém uma pesada agenda de compromissos administrativos em Roma. Estão marcadas audiências com o ministro de Desenvolvimento Econômico, Paolo Romani, com o presidente mundial da Pirelli, Marco Trconhetti, e com o vice-presidente da Enel Green Power, Maurizio Bezzeccheri.

Secretaria de Imprensa de Pernambuco