quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Encontro em Olinda estimula presença de MPE brasileira no exterior



Recife - A partir desta quarta-feira (21) até sexta-feira (23), Pernambuco é sede do 15º Encontro Internacional de Negócios do Nordeste (Einne), no Chevrolet Hall, em Olinda. Esta é a primeira vez que o evento acontece fora do Ceará, onde ficou por 14 edições.

A proposta do encontro é discutir a participação de micro e pequenas empresas (MPE) brasileiras no mercado internacional, englobando todos os aspectos da exportação. Numa área de 2,4 mil m², estarão 90 compradores nacionais e internacionais. “Damos apoio para 200 MPE fazerem negócios com compradores de mais de 20 países”, informa Ângela Miki Saito, gerente de Acesso a Mercado e Internacionalização do Sebrae em Pernambuco. Segundo ela, o Einne tem como proposta não apenas proporcionar negócios, mas estimular parcerias. A expectativa é de que sejam movimentados R$ 30 milhões no encontro.

Rodada de Negócios - O Einne terá Rodada de Negócios, exposição de produtos e serviços das empresas exportadoras, balcão de serviços relacionados ao comércio exterior, palestras com temas nas áreas de oportunidades de negócios e cooperação técnica entre instituições e companhias dos países envolvidos. Haverá espaço ainda para a apresentação das oportunidades de negócios que serão geradas com a realização da Copa do Mundo no Brasil em 2014.

Entre os setores representados no encontro estão alimentos e bebidas, artigos de decoração, construção civil, biotecnologia, confecção, têxtil e acessórios. O Einne tem a proposta de elevar a competitividade das MPE, abrir novos mercados e ampliar a cooperação entre empresas e instituições. Informe-se sobre internacionalização das micro e pequenas empresas com o Sebrae.

Agência Sebrae