quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Associações comerciais do país se reúnem em Salvador


Brasília - Nesta quarta-feira (10) e quinta-feira (11), será realizado em Salvador o 21º Congresso da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB). Como parte das comemorações dos 200 anos da primeira associação comercial no país, o encontro pretende promover reflexão sobre as mudanças na economia brasileira e o papel dos empreendedores no novo cenário. O presidente do Sebrae Nacional, Luiz Barretto, participa do evento e assina convênio de cooperação com a CACB.

Criado pela CACB, o projeto Empreender é desenvolvido há mais de dez anos no Brasil com a parceria do Sebrae. Seu objetivo é fortalecer as micro e pequenas empresas (MPE) por meio de núcleos setoriais que reúnem empreendedores de um mesmo segmento. A iniciativa está presente em todas as unidades da federação e agrega 2,3 mil associações comerciais, com cerca de 2 milhões de empresários.

Durante o congresso, será promovido o 9º Encontro do Empreender, no qual o diretor-técnico do Sebrae Nacional, Carlos Alberto dos Santos, apresentará palestra sobre a importância do Empreender para os Sistemas CACB e Sebrae. “O Empreender é importante para o Sebrae porque tem como objetivo a criação de uma consciência cooperativista, além de elevar a competitividade e a sobrevivência das MPE”, afirma o gerente de Atendimento Coletivo do Comércio do Sebrae, Ricardo Villela.

A partir de 2001, o Sebrae teve forte participação no Empreender, investindo aproximadamente R$ 100 milhões nas ações. Criado pela CACB, o programa busca incentivar e trazer novos mercados e tecnologias, sensibilizar para adoção de posturas frente aos desafios atuais e futuros e desenvolver lideranças empresariais. De acordo com o coordenador nacional do Empreender, Carlos Alberto Resende, o diferencial desta iniciativa é que as soluções são apontadas e executadas pelos próprios empresários.

Agencia Sebrae







Apoio Cultural: