terça-feira, 26 de julho de 2011

Hoje é dia de Senhora Sant’Anna



Hoje é 27 de julho, dia dos avós e dia dedicado também aos pais de Nossa Senhora, São Joaquim e Senhora Sant’Anna, avós maternos de Jesus Cristo. Sant’Anna, mãe de Maria, foi quem ensinou-lhe os preceitos do Judaísmo, religião que professavam à época. A devoção a Sant’Anna é mais comum entre os Católicos Ortodoxos Orientais.

Sant’Anna também é considerado símbolo de penitência e perseverança, pois era estéril e seu marido, São Joaquim, fora repreendido por não gerar um filho. Eles eram descendentes do Sacerdote Aarão e do Rei Davi e moravam em Jerusalém. No ano 20 a. C., tiveram a filha, a quem batizaram de Miriam (“Senhora da Luz”) que gerou o nome latino “Maria”.

A devoção aos pais de Maria é muito antiga no Oriente, onde foram cultuados desde os primeiros séculos de nossa era, atingindo sua plenitude no século VI. Já no ocidente, o culto de Santana remonta ao século VIII, quando, no ano de 710, suas relíquias foram levadas da Terra Santa para Constantinopla (Turquia), donde foram distribuídas para muitas igrejas do ocidente, estando a maior delas na igreja de Sant’Ana, em Düren, na Alemanha.


ORAÇÃO À SENHORA SANT'ANNA



Senhora Sant’Anna, fostes chamada por Deus a colaborar na salvação do mundo. Seguindo os caminhos da Providência Divina, recebeste São Joaquim por Esposo. Deste vosso matrimônio, vivido em santidade, nasceu Maria Santíssima, que seria a Mãe de Jesus Cristo. Formando Vós família tão santa, confiantes nós vos pedimos por esta nossa família. Alcançai-nos a todos as graças de Deus: aos PAIS deste lar, que vivam na santidade do matrimônio e formem seus filhos segundo o Evangelho; aos FILHOS desta casa, que cresçam em sabedoria, graça e santidade e encontrem a vocação a que Deus os chamou. E a TODOS nós, Pais e Filhos, alcançai-nos a alegria de viver fielmente na Igreja de Cristo, guiados sempre pelo Espírito Santo, para que um dia, após as alegrias e sofrimentos desta vida, mereçamos também nós chegar à casa do Pai, onde vos possamos encontrar, para junto sermos eternamente felizes, no Cristo,
pelo Espírito Santo.
Amém!





Apoio Cultural