sexta-feira, 20 de maio de 2011

Corações Valentes


Esse texto, da revista Vida Simples eu recebi por e-mail e é uma crítica literária do livro Graça e Coragem do escritor Ken Wilber (foto). A história é tão linda que vale a pena ser reproduzida:

Um dos combustíveis que mais estimulam a coragem é o amor. Histórias contadas em praticamente todas as culturas falam da bravura e do destemor de um homem ou mulher despertos pelo amor. Pais que lutam por seus filhos, enamorados por suas paixões, amigos por seus camaradas. E uma das mais belas histórias que descrevem esse sentimento está no livro Graça e Coragem, de Ken Wilber, sobre a relação com sua companheira, Treya Killam Wilber.

Não é um livro para corações fracos. Wilber já era conhecido como um dos mais brilhantes f ilósofos americanos quando conheceu Treya, uma mulher cheia de alegria. “Foi amor ao primeiro toque”, conta ela em seu diário. Diante do contato singelo entre os dois corpos – um abraço pela cintura na cozinha da casa de uns amigos –, eles sentiram uma descarga vibrante de energia. Reconheceram-se como se já tivessem estado juntos por todo o sempre. Casaram-se em quatro meses. Dez dias depois da cerimônia, Treya teve o dignóstico de câncer de mama.

O que lemos nas 374 páginas de Graça e Coragem é a história do casal durante cinco anos de luta contra o câncer. De intelectual enterrado nos livros (só interrompia a leitura para as sessões de meditação), Ken Wilber se tornou um verdadeiro “dono de casa”, responsável pela cozinha, além de acompanhar a mulher às frequentes internações. Nesse período, ele simplesmente deixou de escrever, a não ser um pequeno diário, que veio a ser base do livro. Porém, o que emerge do seu relato não é autopiedade nem sofrimento. Seu texto descreve um profundo amor e uma coragem sem par, temperada pelo encanto e leveza do olhar de Treya para a vida. Mesmo a raiva, a revolta e a depressão que os dois experimentaram foram derrotadas pelo imenso sentimento que os ligou.

Treya morreu, mas existe uma fundação em seu nome que ela criou ainda em vida. Wilber voltou a escrever sobre sua ambiciosa síntese do pensamento ocidental e oriental. Sem Treya, e a experiência que teve com ela, talvez o pensador não conseguisse atingir a real dimensão de seu trabalho nessa vida.

Portanto, para se encher de coragem, fortaleça-se com leituras inspiradoras como essa, uma alimentação energética, exercícios físicos de aterramento, terapia. Traga força e vitalidade para seu corpo, mente e espírito, cerque-se de amigos que possam lhe dar sustentação nas suas decisões. Respire fundo, levante a cabeça e lembre-se dos dribles geniais de Garrincha. E vá fundo.